Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Como fazer provas onde as disciplinas têm pesos diferentes?

Dicas de Vestibular

02/12/2015 17h17

*Por Thiago Dutra de Araújo

redacao_erros_comunsTalvez a frase "Dois pesos, duas medidas" faça mais sentido do que a gente imagina. Em provas onde as matérias possuem pesos diferentes, ao trocarmos a palavra ´medida´ por ´estratégia´, estamos pensando em como criar estratégias para dividir o tempo de prova entre as questões de matérias com pesos diferentes.

No meu último post aqui no blog, falei sobre a importância de se ler o Manual do Candidato. Em diversos processos seletivos, a nota final do candidato é uma média ponderada das notas das provas de diversas fases ou, às vezes, é uma média ponderada das questões da prova.

Cito, como exemplo, os vestibulares da PUC-SP e da Unicamp. No vestibular da PUC-SP, a nota final é uma média ponderada das 81 questões da prova e da redação, sendo que os pesos se dão pelas matérias associadas às questões e a relação dessas matérias com as carreiras escolhidas pelos candidatos (basicamente, eles dividem em três grupos: humanidades, exatas ou biomédicas).

Pesos das disciplinas para cada curso de graduação do vestibular da PUC-SP (imagem do Manual do Candidato)

Pesos das disciplinas para cada curso de graduação do vestibular da PUC-SP (imagem do Manual do Candidato)

Assim, no Manual do vestibular da PUC-SP, aparecem os pesos referentes a cada matéria, para cada carreira escolhida pelo candidato:

Já a Unicamp, faz duas ponderações: primeiro, em relação às questões das matérias para cada carreira na nota da 2ª fase; depois, na relevância de cada fase na nota final. A nota final do vestibular da Unicamp é formada por 30% da nota da primeira fase, 20% da nota de redação e 50% da nota da segunda fase, sendo que essa última é uma ponderação com os pesos:

Parte da tabela que mostra os pesos das disciplinas na 2ª fase do vestibular da Unicamp (imagem do Manual do Candidato)

Parte da tabela que mostra os pesos das disciplinas na 2ª fase do vestibular da Unicamp
(imagem do Manual do Candidato)

E agora, o mais importante: qual é a vantagem de se conhecer esses pesos?

Acredito que seja: distribuição do tempo de prova. Uma sugestão é você dividir seu tempo de prova de forma proporcional aos pesos das questões! Explico o porquê: se, por exemplo, no vestibular da PUC-SP você está prestando Medicina, uma questão de Matemática tem peso 0,5, enquanto que uma questão de Química tem peso 1,5; isso significa que uma questão de Química terá uma pontuação equivalente a três questões de Matemática! Isso pode ser interessante para você insistir mais em uma questão de Química do que usar mais tempo para resolver três questões de Matemática (a não ser que você esteja prestando Medicina, seja muito bom em Matemática e muito ruim em Química; nesse caso, inverta a estratégia).

O mesmo ocorre na Unicamp. Tanto que, na própria tabela em que eles divulgam os pesos das disciplinas, eles informam as "Provas Prioritárias": são as provas onde você deve dar prioridade, por contribuírem de forma mais significativa para o aumento da sua nota.

thiago_dutra

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular