Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Podcasts: repertório em qualquer momento

Dicas de Vestibular

10/06/2022 15h06

*Por Felipe Leal, professor do Anglo Vestibulares

A rotina de quem estuda para prestar os vestibulares e o Enem é sabidamente exigente. Aulas, tarefas e leituras teóricas mal parecem caber no dia a dia. Para completar, todos sabem que é preciso buscar informações das mais diversas fontes, sobretudo em busca de repertório cultural para as redações. Em meio a essa correria, os podcasts são uma ótima opção, pois podem ser escutados a qualquer momento: no transporte público, na academia ou em casa durante tarefas domésticas, por exemplo. Com um diferencial: muitas vezes, são prazerosos e divertidos. Entre os muitos programas hoje disponíveis, destacamos neste texto alguns dos podcasts que mais podem ajudar os candidatos e candidatas em sua preparação.

Em uma época de ritmo frenético das notícias, é praticamente impossível acompanhar todos os assuntos em pauta. Os podcasts noticiosos, normalmente diários ou semanais e ligados a grandes veículos de jornalismo, são uma forma interessante de selecionar os temas mais importantes, com a necessária análise das questões. Os podcasts Café da Manhã e O Assunto são boas indicações aqui. O primeiro tem o comando da jornalista Renata Lo Prete, da TV Globo e da Globonews, e o segundo, de jornalistas da Folha de S. Paulo. Eles vão ao ar de segunda a sexta-feira e selecionam um tema importante para cada dia, o qual é contextualizado e comentado por convidados, muitas vezes especialistas nas áreas. Para uma abordagem mais panorâmica e opinativa, em especial da política brasileira, há ainda o semanal Foro de Teresina, produzido e apresentado por jornalistas da Revista Piauí e lançado às sextas-feiras.

A Guerra da Ucrânia e a pandemia de Covid-19 têm evidenciado a importância de acompanharmos as notícias internacionais. Para esse tema, destacamos duas opções. Caso você prefira panoramas mais breves e com maior frequência, uma boa opção é o Petit Journal, dos professores Daniel Souza e Tanguy Baghdadi. Caso a opção seja por uma revista semanal com mais espaço para aprofundamento de temas e para uma cobertura de países e regiões muitas vezes negligenciados na cobertura comum, a recomendação é o Xadrez Verbal, do historiador Filipe Figueiredo, com apresentação do também historiador Matias Pinto. O programa vai ao ar às sextas-feiras. Ambas as opções, vale dizer, não abrem mão do bom humor.

Também há boas indicações para temas mais independentes do noticiário e também bastante úteis como repertório para redação. O História FM, do historiador Icles Rodrigues, trata de temas de história geral e do Brasil, contando com a colaboração de especialistas e com a preocupação de produzir um conteúdo acessível para todos. Já o Filosofia Pop, do site do mesmo nome, relaciona temas filosóficos a questões culturais do nosso tempo, o que é um ótimo auxílio para expandir as possibilidades de abordagens de temas nas redações.

A chamada "podosfera" brasileira é rica, diversa e das mais interessantes. A lista apresentada aqui deve ser lida como uma amostra e um convite. Com o tempo, cada estudante vai, com certeza, construir seus próprios feeds, que, certamente, irão acompanhá-lo ao longo da vida universitária e profissional.

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular