Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Foco na preparação para os vestibulares: motivação e produtividade

Dicas de Vestibular

22/07/2021 15h09

Por Bárbara Souza, psicóloga do Serviço de Atendimento Psicológico (SAP) do Curso Anglo

Preparar-se para os vestibulares requer boa organização e manutenção da rotina de estudos, motivação para aprender e resiliência para superar obstáculos e lidar com algumas frustrações que podem aparecer no caminho. Esse conjunto favorece um estudo produtivo.

O período de preparação para os vestibulares tem cerca de 9 meses de duração entre a divulgação dos aprovados de um ano e início das provas para ingresso no ano seguinte. Durante sua preparação, é fundamental que o estudante tenha clareza de qual seu objetivo: qual curso almejo e qual minha primeira opção de instituição? Responder a essa pergunta auxilia a traçar estratégias de estudo e a manter o foco nas prioridades para aquilo que se busca. Ou seja, é importante não somente dominar os conteúdos do programa do vestibular a ser prestado, mas também desenvolver e aprimorar o domínio em relação ao estilo de prova.

Autoavaliar-se e identificar qual o melhor método para aprender e fixar os conteúdos também auxiliará a manter o foco nos estudos e favorecerá sua motivação: estou estudando e aprendendo a contento? Ao buscar o método que traz os maiores ganhos, tem-se mais controle sobre aquilo que precisa ser feito. Isso favorece a avaliação do rendimento, o que minimiza o risco de se sentir perdido e sem saber o que fazer para aprender o conteúdo. É importante salientar que dúvidas e dificuldades aparecerão ao longo do processo de preparação para os vestibulares e o grande desafio é desenvolver formas de lidar com elas de maneira produtiva, o que pode implicar mais tempo de dedicação nos pontos mais frágeis, mas especialmente o treino de aplicação dos conteúdos por meio de exercícios.

Vale ressaltar que um estudo produtivo não o é somente pela quantidade de horas dedicadas, mas principalmente pela qualidade do estudo realizado: estou efetivamente aprendendo? Consigo aplicar meus conhecimentos em exercícios do modelo que enfrentarei no vestibular? O conhecimento e a aplicação dele em exercícios e provas de anos anteriores precisa ser desenvolvido gradualmente, retornando aos conteúdos mais de uma vez para que possa ser ampliada a complexidade das relações estabelecidas no conteúdo.

Além da motivação promovida pelo desejo de fazer a graduação escolhida e pela instituição almejada, o processo de aprender também é motivador: superar dificuldades, dominar conteúdos e exercícios que errava antes, ver o desempenho crescente, são conquistas do estudante por meio de seu esforço. Não há nada mais satisfatório para um vestibulando do que constatar os próprios progressos e sentir-se caminhando na direção de seu objetivo de maneira equilibrada, dedicada e eficiente.

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular