Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Como aproveitar a realização de simulados para uma preparação efetiva?

Dicas de Vestibular

16/09/2022 17h20

*Por Madson Molina, professor do Anglo Vestibulares

Durante a preparação para os vestibulares, a aquisição efetiva de conteúdos por meio das aulas assistidas e tarefas realizadas é um pilar fundamental para a tão sonhada aprovação. Porém, a familiarização com os diferentes tipos de provas e, principalmente, as estratégias de execução de cada uma delas é também um outro ponto decisivo nesse processo. Nesse sentido, é importante que, de maneira programada e estruturada, o vestibulando inclua em sua rotina de estudos a realização dos simulados das provas que almeja prestar.

Nesse contexto, vale lembrar que o vestibular em si é um concurso em que a nota do candidato é comparada à nota dos demais participantes. Sendo assim, vale reforçar um ponto de atenção: evitar a realização de provas e simulados como se fosse uma prova do ensino médio, em que a superação de uma nota mínima é suficiente para avançar para próxima fase. Em nossa experiência com conversas e atendimentos de alunos, podemos verificar uma grande quantidade de vestibulandos que realizam os simulados de modo improvisado, sem a definição de qualquer estratégia de resolução. Ou um fato ainda mais crítico: vestibulandos que não realizam uma reflexão genuína após o simulado em relação às estratégias que funcionaram ou as que devem ser abandonadas em uma próxima simulação.

Para melhor aproveitar os simulados que são feitos ao longo do ano e se tornar um vestibulando mais competitivo, eis algumas dicas valiosas:

  1. Cultive os registros

Os simulados são ótimas oportunidades para identificar a sequência de execução de matérias que funciona melhor para você. Antes da realização do simulado, reflita bastante e registre em um caderno de anotações a sequência das matérias que você seguirá em um determinado tipo de prova. Devemos lembrar que essa sequência é específica, ou seja, a ordem das matérias em uma prova da 1ª fase da Fuvest deve ser bem diferente quando comparada ao 1º dia do Enem que, por sua vez, é distinta em relação ao 2º dia do Enem.

  1. Faça uma análise após o simulado

Após realizar o simulado, faça uma análise madura das estratégias que deram certo e as registre no mesmo caderno de anotações. Mais importante ainda: identifique as estratégias que não deram certo, anotando-as para que não cometa os mesmos erros no futuro. De preferência, esse procedimento deve ser feito no mesmo dia do simulado, aproveitando o "calor do momento", pois a tendência é que no dia seguinte esqueçamos desses eventos. Seguindo esse fluxo, você cria uma espiral de melhoria a cada simulado realizado!

  1. Ainda mais registros…

Além da sequência das matérias, é fundamental também que se tenha anotado outros elementos rotineiros que compõem o momento da prova. Mais do que isso, eles devem ser lidos repetidamente com muita atenção antes da execução de cada exame. Eis alguns exemplos:

Verificar sempre o comando da questão antes de assinalar a alternativa;

Evitar a "paixão" por questões que demandam mais tempo para que sejam resolvidas ao final da prova, mesmo que sejam de matérias que você tem afinidade;

Em muitas questões, é possível apenas ler o comando e já partir para as alternativas, conquistando um tempo extra para resolver outras questões mais complexas;

 Nas questões que demandam contas, muitas vezes é possível realizar contas aproximadas, evitando o desperdício de tempo. Nesse caso, vale verificar se há um bom distanciamento numérico entre as alternativas de modo a "calibrar" as aproximações.

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular