Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Tabela Periódica: O que você mais precisa saber para o vestibular?

Dicas de Vestibular

19/10/2022 15h53

*Por Philippe Spitaleri Kaufmann, professor do Anglo Vestibulares

Muitos alunos, que prestam os mais diversos vestibulares, acreditam que é necessário decorar o nome de todos os elementos químicos e as demais informações presentes na Tabela Periódica dos Elementos Químicos. Mas será que isso é mesmo verdade?

Embora seja realmente importante conhecer o nome e o símbolo de alguns elementos químicos mais comuns, como o hidrogênio, o sódio, o cálcio e o potássio, não é decorar um monte de dados que determina se o estudante vai ou não acertar uma questão sobre a Tabela Periódica.

Em relação a esse assunto, a principal preocupação dos estudantes deve ser compreender como os elementos químicos estão organizados na tabela e quais são esses critérios de organização, para então, a partir desse ponto, entender a variação de algumas das denominadas "Propriedades Periódicas".

Na proposição atual, os elementos estão organizados, da esquerda para a direita, em ordem crescente de número atômico. Vale lembrar que o número atômico de um elemento corresponde ao número de prótons que este possui em seu núcleo, sendo utilizado para a identificação dos elementos químicos. Átomos de diferentes elementos necessariamente apresentam números atômicos distintos.

Um outro ponto importante é saber que a tabela está "dividida" em linhas verticais e horizontais.

As linhas verticais são denominadas grupos ou famílias e tendem a agrupar elementos que possuem propriedades químicas semelhantes. No caso dos elementos representativos, essa semelhança está comumente associada ao fato de apresentarem o mesmo número de elétrons em sua camada de valência.

As linhas horizontais, por sua vez, são chamadas de séries ou períodos e estão relacionadas ao número de camadas eletrônicas que cada átomo apresenta em sua distribuição eletrônica. Átomos que estão em um mesmo período na Tabela apresentam, necessariamente, o mesmo número de camadas eletrônicas. Assim, todos os átomos do primeiro período possuem somente uma camada eletrônica, do segundo período, duas, do terceiro período, três, e assim sucessivamente, até um total de sete. Na Tabela temos 18 grupos ou famílias e 7 períodos.

Além dessas informações iniciais, sobre a organização dos elementos, é importante saber também que existem três diferentes tipos de elementos representados na tabela, os metais, ametais e gases nobres.

Os metais, como sabemos, são geralmente sólidos à temperatura ambiente, apresentam altas temperaturas de fusão e ebulição, são bons condutores de calor e eletricidade e possuem um brilho característico, além de serem dúcteis e maleáveis, ou seja, podem ser moldados em fios ou chapas/ lâminas metálicas.

Os ametais, por sua vez, tendem a apresentar características opostas aos metais. Formam substâncias químicas em diversos estados físicos á temperatura ambiente, são, em geral, isolantes térmicos e elétricos e seus compostos não tendem a possuir brilho.

Já os gases nobres recebem essa denominação pois tendem a ser encontrados isolados, na forma monoatômica, não se ligando ou formando compostos com outros átomos, embora existam sim compostos já sintetizados envolvendo gases nobres, dentre estes, pode-se citar com destaque, os derivados de xenônio.

Passando para uma análise mais aprofundada da Tabela, pode-se citar a importância de os estudantes conhecerem algumas das principais Propriedades Periódicas, sendo estas: Raio Atômico, Energia de Ionização e Eletronegatividade.

O raio atômico está relacionado diretamente ao tamanho do átomo. Em uma análise mais superficial, voltada para as questões que aparecem nos principais vestibulares, pode-se utilizar dois critérios para comparar o tamanho dos átomos.

O primeiro critério envolve o número de camadas eletrônicas que um átomo apresenta. De um modo geral, pode-se considerar que quanto maior o número de camadas eletrônicas, maior será o raio e, consequentemente, o tamanho do átomo.

O segundo critério envolve uma comparação entre átomos que apresentam um empate no número de camadas eletrônicas. Nesse caso, deve-se olhar para os respectivos números atômicos, quanto maior for o número de prótons no núcleo do átomo, maior a atração nuclear e, portanto, menor será o raio. Vale destacar que essa comparação direta entre os números atômicos só deve ser feita caso haja um empate no número de camadas eletrônicas entre os átomos que estão sendo comparados.

A energia de ionização corresponde à energia que deve ser fornecida para um átomo neutro, isolado, no estado gasoso, para que um elétron seja ejetado de sua eletrosfera. Essa propriedade está diretamente relacionada ao raio atômico, de modo que átomos menores tendem a segurar mais fortemente os seus elétrons e, portanto, tendem a apresentar maior energia de ionização.

Já a eletronegatividade, uma das propriedades periódicas mais utilizadas, corresponde à tendência que um átomo apresenta de atrair para si os elétrons de uma ligação química. O átomo que é mais eletronegativo tende a atrair os elétrons para si, fazendo com que ele acabe por apresentar uma densidade de carga ou uma carga real negativa. Essa propriedade é muito utilizada na análise de polaridade de ligações e de moléculas.

Assim, embora as informações presentes na Tabela Periódica não devam ou necessitem ser decoradas, para um bom desempenho nas provas, é necessário que os estudantes a saibam analisar. Para isso, é imprescindível que estudem, durante o ano todo e, principalmente durante o período de revisão, com a Tabela ao seu lado, consultando-a sempre que necessário, para que seja possível criar uma familiaridade com as suas informações. Somente assim será possível utilizá-la de maneira proficiente na resolução das questões dos mais diversos vestibulares.

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular