Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Efeito estufa: o que é e como cai nos vestibulares?

Dicas de Vestibular

08/12/2022 16h56

 Por Sebastian Alvarado Fuentes, professor do Anglo Vestibulares

Em quase todas as discussões sobre as mudanças climáticas, o efeito estufa aparece como o grande vilão a ser combatido, levando à errônea impressão de que esse efeito deveria ser "erradicado" para a manutenção da vida na Terra.

Mas, então, o que é o efeito estufa e quem é o grande vilão?

Antes de qualquer análise, é importante relembrar que a temperatura média da nossa atmosfera é o resultado de um delicado equilíbrio entre a energia proveniente dos raios solares que atingem o nosso planeta, em parte retidos pelos gases do efeito estufa (GEE), e a quantidade dessa energia que é "devolvida" para o espaço. Qualquer desequilíbrio nesse balanço energético pode provocar um resfriamento ou aquecimento do nosso planeta Terra. O que chamamos de efeito estufa é a retenção dessa energia por parte de alguns gases, tais como: dióxido de carbono (CO2); metano (CH4); óxido nitroso (N2O) e vapor de água (H2O), possibilitando que parte da energia do sol seja aproveitada por nós.

Vale ressaltar que o efeito estufa é um fenômeno natural e que sem ele as temperaturas na atmosfera terrestre se tornariam permanentemente negativas (aproximadamente -20°C), impossibilitando, assim, a vida como nós a conhecemos.

Fonte: Material do Sistema Anglo de Ensino — Coleção Alfa

Agora que entendemos o funcionamento e a importância do efeito estufa para a manutenção da vida na terra, podemos argumentar que o problema está no desequilíbrio do fenômeno, que atualmente consiste no aumento da emissão de GEE e, consequentemente, na maior retenção da radiação e no aumento da temperatura média da nossa atmosfera. Esse atual fenômeno de desequilíbrio é o que chamamos de aquecimento global ou de mudanças climáticas. Após diversas pesquisas científicas, pudemos relacionar a sua causa às interações antrópicas não sustentáveis que o ser humano tem tido com a natureza, principalmente após a 1ª Revolução Industrial.

A maior emissão de CO2 (com o aumento do uso de combustíveis fósseis), a mudança no uso do solo (áreas de vegetação original que são desmatadas para darem lugar a áreas de lavoura e/ou pasto com menor retenção de CO2 da atmosfera), queimadas (para realizar a mudança no uso do solo), a intensa atividade industrial, a demora na transição energética para uma matriz sustentável e diversos outras ações antrópicas lideram a causa do agravamento do efeito estufa, ou seja, do aquecimento global.

E nos vestibulares?

Com os vestibulares cada vez mais atuais e críticos, o fenômeno do efeito estufa e o aquecimento global se tornaram temas presentes em quase todos os vestibulares. Questões de física, química e geografia são as que mais frequentemente abordam o assunto, sempre incitando o candidato a refletir sobre o que é o efeito estufa, os seus efeitos no dia a dia e nas questões socioeconômicas e políticas. Também exigem que o aluno tenha plena noção do papel de cada um nas mudanças climáticas e do Brasil, que tem apresentado um assustador aumento da incidência de queimadas, além da redução dos meios de fiscalização e de combate ao desmatamento ilegal.

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular