Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Segundas fases: principais erros durante a preparação

Dicas de Vestibular

05/01/2023 16h56

*Por Heitor Ribeiro, professor do Anglo Vestibulares

As provas de segunda fase são conhecidas por exigirem mais dos estudantes, não apenas em conteúdo, mas em habilidade também. O candidato que fará esse tipo de exame precisa fugir de alguns erros. Os principais são:

Desconhecimento sobre a prova

É muito importante para o candidato saber que o exame de segunda fase é diferente do primeiro, seja pela duração da prova, o nível de dificuldade, o tipo de questões ou mesmo as matérias cobradas. Para isso, é fundamental ler o edital e treinar provas antigas.

Não se atentar aos comandos das questões

Os comandos das questões são muito importantes. É essencial que o estudante responda o que for pedido. Os comandos explicativos e analíticos são mais complexos do que os descritivos ou enumerativos, por exemplo. Saber as diferenças entre citar, caracterizar e explicar é fundamental para que o candidato não perca tempo e consiga responder corretamente.

Não redigir as respostas no espaço designado

Muitos alunos, ao lidarem com questões discursivas de provas de segunda fase, acabam não se preocupando em treinar o espaço da resposta. É importante o candidato que vai a um vestibular dissertativo estabelecer o hábito de redigir questões no espaço designado e, caso a prova dele seja manuscrita, passar as respostas à mão.

Simular respostas no espaço de rascunhos

Diversos estudantes acreditam que o espaço de rascunho em provas de segunda fase é para a simulação de respostas. Porém, a orientação das bancas é que esse espaço seja destinado a ideias chaves, contas mais complexas e não uma simulação da resposta final, uma vez que o esboço consome uma grande quantidade de tempo e isso pode prejudicar o aluno.

Não treinar redação ou não reservar um tempo adequado a ela

A matéria mais importante do vestibular é a redação, que é comumente cobrada nas segundas fases dos exames. É extremamente importante que o estudante treine redação nos modelos que a banca examinadora cobra e reserve um tempo adequado a ela.

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular