Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Como ampliar o repertório para as questões de sociologia?

Dicas de Vestibular

29/09/2022 13h06

*Por Rene Araújo, professor do Anglo Vestibulares

Muitas questões de sociologia abordam e analisam elementos presentes no nosso cotidiano, temas que fazem parte da nossa vida social, como, por exemplo, a desigualdade social, racial e de gênero, a diversidade cultural, direitos e cidadania, os movimentos sociais, os tipos de violências, aspectos do mundo do trabalho entre outros. Portanto, ter um bom repertório é fundamental na identificação e na compreensão dos mais diferentes assuntos que podem ser cobrados em provas.

Assim, acompanhar de forma crítica e analítica as grandes questões presentes no debate público pode ser de grande ajuda na prova de sociologia. Logo, se manter bem informado sobre os principais temas contemporâneos é central para um melhor desempenho nos exames. Para isso, acompanhar boas coberturas jornalísticas sobre problemas estruturais da sociedade, com abordagens profundas e plurais é de grande importância. Afinal, checar, contextualizar e relacionar as informações é um modo eficaz de ampliar conhecimentos.

Outra forma possível de aumentar o repertório para as questões de sociologia é através das obras literárias que são cobradas nos vestibulares, ou qualquer outro livro que esteja sendo lido pelo estudante, pois essas leituras apresentam em seus personagens e em suas histórias inúmeros valores morais, ideologias, problemas e dilemas que nos ajudam a pensar e entender a obra em si, mas também permitem reflexões e questionamentos, podendo ampliar o repertório sociológico do estudante mais observador.

Não é de hoje que o cinema tem sido uma importante fonte de questões sociológicas e, mais recentemente, as séries e os podcasts também passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas, muitas vezes abordando temas complexos e controversos da sociedade. Assim, essas ferramentas podem contribuir nos estudos. É recomendado que o estudante busque identificar padrões, ou analisar como diferentes grupos são apresentados; se há representatividade racial, sexual, cultural e religiosa; se os problemas tratados na história dialogam com as questões da vida real e o contexto e a forma como os assuntos são abordados.

Enfim, todas essas observações – feitas através de um olhar mais atento e crítico – ajudam na construção do repertório para as questões de sociologia a partir de diferentes fontes e materiais que o estudante tem contato no seu dia a dia, em casa, no ônibus, na rua, na internet e em tantos outros espaços e meios que servem como estímulo para analisar a sociedade.

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular