Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Quais são os principais filósofos cobrados no ENEM?

Dicas de Vestibular

08/07/2022 15h53

*Por Renata Esteves, professora do Anglo Vestibulares

A disciplina de filosofia está inserida na prova do ENEM na área de ciências humanas e suas tecnologias. As questões buscam avaliar o domínio sobre a operação de conceitos filosóficos clássicos desenvolvidos por pensadores de todos os períodos do pensamento ocidental. Deste modo, são inúmeros os filósofos que podem ser cobrados na prova, sendo que o edital não delimita nomes específicos.

No entanto, os estudantes devem concentrar seus estudos nos conceitos mais conhecidos, pois o que será avaliado é a habilidade desempenhada em relação à leitura e compreensão dos textos de filosofia. Assim, se o aluno dominar a operação dos conceitos básicos, naturalmente desenvolverá um maior domínio diante dos textos filosóficos de maneira geral.

As questões de filosofia do ENEM muitas vezes possuem um caráter conteudista, isto é, cobram o significado ou a denominação do conceito sem oferecer textos que auxiliam diretamente na sua resolução. Esse é mais um motivo para o aluno se dedicar ao estudo dos conceitos mais clássicos, pois, quando a prova aposta em questões sobre filósofos menos convencionais, costuma oferecer textos mais interpretativos.

A prova exige o conhecimento de toda a filosofia antiga grega, abordando desde o pensamento dos pré-socráticos até as escolas do helenismo (estoicismo, cinismo, epicurismo e ceticismo). Aborda também o pensamento medieval dos filósofos cristãos (Santo Agostinho e São Tomás de Aquino). Em relação aos pré-socráticos, o aluno deve conhecer as problematizações sobre a cosmologia e a ontologia. Sobre o pensamento socrático e platônico, deve dominar os conceitos de dialética, maiêutica, mundo sensível e inteligível. A partir daí deve compreender a distinção entre a teoria platônica e a aristotélica, dominando os conceitos aristotélicos de ato, potência, substância, essência e acidente.

A prova aborda também o tema da teoria do conhecimento e exige o domínio sobre teorias antigas de Platão e Aristóteles. Em relação às teorias modernas, cobra-se o conhecimento a respeito do paradigma moderno configurado pela revolução científica. O estudante precisa ter sobretudo, compreensão das teorias racionalista, empirista e criticista, devendo estudar o racionalismo de Platão e de Descartes, o empirismo de J. Locke e D. Hume e a conciliação do criticismo em I. Kant. Além disso, é importante ter algum domínio sobre o pensamento contemporâneo da fenomenologia de Merleau Ponty.

Outro tema frequente na prova se refere às teorias políticas e exige o conhecimento da sofocracia platônica e das teorias aristotélicas. Já em relação às teorias modernas, aborda a teoria de Maquiavel e os contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau) exigindo conhecimento sobre os diferentes regimes políticos e operando com conceitos de democracia, autoritarismo, liberalismo e totalitarismo. As teorias contemporâneas da Escola de Frankfurt são exigidas com frequência, abordando o tema da Indústria Cultural e da Razão Instrumental.

O tema da ética também é muito frequente e cobra questões sobre o pensamento antigo socrático/platônico, a eudaimonia aristotélica e as escolas do helenismo. Em relação às teorias da modernidade, a prova aborda sobretudo a oposição entre a ética kantiana e o utilitarismo de Bentham. Sobre as teorias contemporâneas, traz temas de bioética, ética no universo digital e a razão comunicativa de J. Habermas.

Por fim, a prova exige também o conhecimento sobre os filósofos contemporâneos e o paradigma da "pós-modernidade", apresentando excertos de pensadores como Nietzsche, Sartre, Foucault, Deleuze e Derrida.

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular