Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

4 razões para você ler o Manual do Candidato e aumentar a sua nota

Dicas de Vestibular

03/11/2015 09h55

*Por Thiago Dutra de Araújo

manual_candidatoTão importante quanto estudar para as provas é estudar AS provas! Nessa época do ano, muitos alunos pedem "dicas" sobre as provas, como pensar em estratégias para fazer as provas ou alguma outra receita que permita garantir o máximo de pontos possível.

Mas um dos principais fatores que é decisivo na sua aprovação é algo relativamente simples de ser feito: a leitura do Manual do Candidato. Muitos vestibulandos ignoram essa leitura por achar que o Manual não contém informações relevantes para a prova (no máximo, alguns olham as datas das provas…). Engano seu. Ler o Manual permite descobrir mais sobre a prova do que você imagina. Vamos destacar alguns pontos importantes:

1) O programa da prova

Saber quais assuntos caem em quais provas é essencial para saber o que estudar. Ao se prepararem para as provas, muitos vestibulandos recorrem a cursos pré-vestibulares ou aulas via internet que contenham os conteúdos exigidos. Mas, de fato, o que cai em cada determinada prova? Provas diferentes cobram conteúdos diferentes – por exemplo, a Fuvest não cobra, em Matemática, o conceito de função inversa; já o mesmo não acontece no vestibular do ITA. Fique atento a isso!

2) A forma das questões da prova

A prova só contém questões tipo teste (múltipla escolha)? Contém questões dissertativas? Um pouco dos dois? Mais a redação?

Isso é necessário para você saber como dividir seu tempo de prova entre os diversos formatos de questões que aparecerem na prova. Você é melhor em questões do tipo teste? Faz redações excelentes? Conhecer o formato da prova permite traçar uma estratégia de início e final da prova.

3) Os pesos de cada questão na nota da prova

Conhecer os "pesos" de cada questão na nota possibilita saber o que priorizar na prova. É importante que você priorize as questões (ou matérias) que possuam maior "peso" na nota final da prova, e não insista nas questões com pesos muito pequenos (especialmente se for um assunto que você não possui um grande domínio). Por exemplo, nas primeiras fases das provas da Fuvest, Unicamp ou Unesp, cada questão vale 1 ponto. Já na segunda fase da Unicamp, dependendo da carreira desejada pelo candidato, cada matéria possui um "peso" diferente. Observe isso.

4) O cálculo da nota final e a classificação dos candidatos da prova

Como é feito o cálculo final da nota da prova? O processo seletivo conta com uma fase única ou são várias fases? Quantos candidatos são chamados para as próximas fases? O quanto cada fase contribui para a nota final? Quais são os critérios de desempate? Tudo isso também permite melhorar a sua estratégia de prova. Na prova da Fuvest, a primeira fase corresponde a 25% da nota final do candidato. No vestibular da Unesp, a redação corresponde a 14% da nota final, enquanto que as questões dissertativas juntas correspondem a 36% dessa nota.

E não para por ai! Cada vestibular tem suas especificidades, particularidades e outras características que permitem decidir como fazer, o que fazer e qual momento fazer cada questão da prova. Por isso, leia o Manual. O Manual do Candidato contém as "regras do jogo". Sem entender essas regras, torna-se difícil pensar em estratégias para vencê-lo.

thiago_dutra

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular