Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Principais causas e tratamentos para a poluição das águas

Dicas de Vestibular

04/10/2022 16h29

*Por Marcelo Perrenoud, professor do Anglo Vestibulares

Cerca de 70% da superfície do planeta Terra é coberta por água, porém menos de 1% deste montante é próprio para o consumo humano. A água doce disponível para o consumo está localizada principalmente em águas subterrâneas, em rios e, minoritariamente, em lagos.

Infelizmente, uma considerável porcentagem da água disponível para consumo apresenta alterações em suas propriedades químicas e físicas. Existem diversas causas para a contaminação das águas, sendo a ação humana uma das principais responsáveis. De maneira geral, existem três grandes fontes poluidoras: a atividade agrícola, a industrial e a doméstica.

Para que a produção agrícola aconteça, é necessária uma grande quantidade de água para abastecer as diferentes culturas produzidas. Assim, cerca de 70% do consumo hídrico brasileiro é de responsabilidade desse setor. Associado a isso, há muito desperdício no processo de transporte e irrigação e grande incidência de contaminação das águas subterrâneas devido ao uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos.

Apesar do Brasil possuir uma das mais rigorosas legislações de proteção ambiental do mundo, a baixa taxa de fiscalização pelos órgãos competentes cria uma condição propícia para o despejo de material contaminante nos córregos e lagos.

Outra fonte de poluição é o lançamento de esgotos domésticos diretamente na água. Apenas cerca de 62,8% dos municípios brasileiros tratam o esgoto antes de ser lançado em rios e lagos. A elevada concentração de material orgânico pode promover um processo denominado de eutrofização, onde ocorre um aumento na demanda bioquímica de oxigênio e uma acentuada queda na taxa de oxigênio dissolvido. Este fato contribui para a mortandade dos organismos aeróbios, como vertebrados, invertebrados e bactérias consumidoras de oxigênio. Além disso, o excesso de esgotos pode ser uma via de contaminação de diversas doenças, tais como a cólera, a hepatite, a ascaridíase, a cisticercose, entre outras.

Pode não ser perceptível, mas a água ingerida por milhões de pessoas que vivem em grandes centros urbanos contém diversos compostos derivados de fármacos, e hormônios. Dentre os principais hormônios encontrados em coletas e análises da qualidade da água estão os sexuais, como a progesterona, o estradiol e a testosterona. Esses hormônios são eliminados juntamente com a urina e fezes e indicam que os processos de tratamento de esgoto não estão sendo eficientes para a degradação destas substâncias endócrinas, que acabam sendo transportadas para as águas dos rios e chegam às casas como água potável, pois também são resistentes aos tratamentos empregados nas estações de tratamento de água.

Apesar dos tratamentos não serem totalmente eficazes, eles conseguem retirar grande parte dos contaminantes orgânicos, além de metais e microrganismos patogênicos. Entretanto, independentemente da capacidade de descontaminação dos métodos atuais, fica evidente que as atividades antrópicas precisam ser mais cuidadosas e preocupadas com a preservação da qualidade das águas, garantindo desta maneira a manutenção da vida humana e de diversas outras espécies.

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular