Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Como se preparar para os vestibulares durante o segundo semestre?

Dicas de Vestibular

27/08/2021 13h29

 

Por Heitor Ribeiro, professor do Anglo Vestibulares

No mês agosto, começa a contagem de milhões de estudantes para os grandes exames de acesso ao ensino superior: os vestibulares e o Enem. O sonho de entrar na faculdade e cursar o que sempre desejou parece estar cada vez mais próximo, porém, para essa história ter um final feliz, é muito importante que o candidato aproveite bem esses meses do segundo semestre que antecedem as provas.

Para o candidato que está se preparando para prestá-las, é fundamental que se conheça bem o exame a ser realizado. No edital, você encontrará informações diversas: desde os conteúdos cobrados até as datas, duração, modelo da prova e informações que são relevantes para realizá-la (cor de caneta, o que levar, o que não levar). Além disso, é oportuno que o candidato busque também fazer edições anteriores do exame que prestará, pois isso ajuda a conhecer o perfil dele, como quais assuntos são mais recorrentes e como são cobrados. A familiaridade é uma aliada importante na hora de fazer a prova.

O estudante também deve buscar criar uma rotina diária de estudos, não deixar uma quantidade muito grande de matérias ou assuntos para um único dia. Cabe tentar distribuir os conteúdos, dentro do possível, ao longo da semana. Aqui, é fundamental que ele construa um planejamento que seja real e possível de ser cumprido. Convém determinar as horas de estudo diário e quais matérias ou assuntos serão abordados em cada um dos dias.

Vale ressaltar que, para provas que possuem questões discursivas, o aluno deverá praticar sua escrita ao longo de todo o tempo disponível, não apenas próximo às datas dos exames: aprender a redigir questões leva tempo e necessita treinamentos constantes. É importante também que o aluno se desapegue de gostos pessoais na hora de estudar e dê prioridade a aprender aquilo que tem mais incidência na sua prova. Independentemente de gostar ou não da matéria ou do assunto, o estudante deve ter uma visão pragmática.

Ainda, na maioria dos grandes exames, o peso da redação é muito grande, tornando-a a matéria mais importante no vestibular. Por isso, o aluno precisa se dedicar à redação, através de uma prática semanal de escrita. Também para essa disciplina é importante se manter atualizado em relação ao que vem acontecendo no mundo. A leitura de jornais e revistas, além de contribuir com alguma questão de atualidade, aumenta o repertório do aluno, o que auxilia na construção de textos mais complexos, com argumentos mais bem fundamentados.

Por fim, destaco o cuidado psicológico. O vestibular é um momento muito importante na vida de um jovem, e é natural se sentir pressionado. No entanto, ele precisa estar psicologicamente apto para conseguir fazer o exame. Como? É importante ser franco com a família e com amigos sobre o que se está vivendo neste ano. Se possível, fazer acompanhamento psicológico, terapia, manter atividades que cuidem da saúde e do bem-estar físico. O emocional é imprescindível para que o aluno consiga o seu melhor desempenho.

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular