Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Enem: quais autores nacionais mais caem na prova?

Dicas de Vestibular

16/03/2023 14h37

*Por Henrique Balbi, professor do Anglo Vestibulares

Um rápido levantamento dos autores de literatura brasileira mais citados no Enem não surpreende. Nas últimas cinco provas, de 2018 a 2022, o campeão de frequência foi Machado de Assis (5 questões), com Clarice Lispector e Guimarães Rosa fechando o pódio, empatados em segundo (3 questões cada). Velhos conhecidos dos estudantes, pontos incontornáveis de qualquer curso sério de literatura.

Dá para entender por que o Enem gosta tanto deles. Além de terem produzido obras-primas, os três autores oferecem muitas abordagens possíveis. São versáteis.

Pensando no nível da apreensão, isto é, da superfície textual (palavras, frases, progressão, coesão e coerência), eles têm estilos muito característicos, inimitáveis, que desafiam a capacidade de leitura de estudantes, e a recompensam. Criaram obras variadas, com romances, contos e crônicas, o que os torna uma boa base para perguntas de gramática, de entendimento de texto e, claro, de literatura.

Já no nível da compreensão, de como o texto mobiliza o repertório e se liga ao mundo, são autores imbatíveis. Entre seus temas frequentes, encontramos as relações de poder, de gênero, de classe, os labirintos das emoções humanas, tudo isso sempre com sutileza – outro exercício de decifração, que pode ser trabalhosa, mas distingue estudantes atentos e preparados. A partir de Machado, Clarice e Rosa, seria possível fazer um raio X do Brasil. Tanto passado quanto presente, e com certeza futuro. Talvez o alcance vá além das nossas fronteiras, pois esses autores investigam, no fundo, o que nos faz humanos.

O pódio de mais citados está bem nítido, mas as posições seguintes mostram maior variação. Enquanto quase todos os autores aparecem apenas uma vez ao longo de cinco anos de provas, há um grupo restrito e heterogêneo que chega a duas menções. Na mesma linha de Machado, Clarice e Rosa ou seja, medalhões que oferecem muitos ângulos de abordagem, também podemos mencionar Lima Barreto e Graciliano Ramos (prosa), junto com Hilda Hilst e Manoel de Barros (poesia). Objeto de muitas teses e artigos acadêmicos, eles "transbordam" para o Enem, bem onde estão futuros candidatos às mesmas universidades que os estudam.

Mas nem só de vacas sagradas, que habitam o Olimpo da literatura brasileira, vive a prova. O Enem cobra vários autores contemporâneos, ainda produtivos. Foram assunto de duas questões, cada um, escritores como Luís Fernando Verissimo, Ivan Ângelo e Antonio Prata (principalmente cronistas), sem contar o inescapável Chico Buarque. Talvez seja o caso mais interessante entre eles, por aparecer tanto com sua literatura em prosa quanto em versos de música.

De novo, não chega a surpreender. A lista de autores desenha o perfil de estudante que a prova quer valorizar: boa capacidade de leitura; familiaridade com diversos gêneros e linguagens; conhecimento da tradição; atenção ao presente. O melhor é que treinar tudo isso não tem nenhum mistério. Basta abrir um livro de qualquer um desses nomes – e quem sabe se apaixonar por eles.

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular