Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Seis documentários para entender melhor os conflitos ao redor do mundo

Dicas de Vestibular

09/03/2023 15h12

*Por Gianpaolo Dorigo, professor do Anglo Vestibulares

O conflito na Ucrânia é talvez o mais grave ocorrido desde o final da Guerra Fria, por se manifestar como uma guerra convencional em larga escala entre estados-nação soberanos e participantes da ordem política internacional. Os antecedentes do conflito, bem como sua continuação após um ano – e sem previsão realista de paz num futuro próximo – têm dado origem a uma série de documentários facilmente acessíveis através das mais populares plataformas de streaming.

É o caso de "Winter on Fire" (2014, Netflix), que trata da crise política de 2013/2014 no país, quando uma grande mobilização popular pró-União Europeia acabou levando a renúncia do presidente Viktor Yanukovich, pró-russo. As chamadas manifestações da praça Maidan marcaram a guinada do governo ucraniano de Leste para Oeste e contaram com a participação de grupos de extrema direita.  Como represália, o governo Putin desencadeou a anexação da Criméia e apoiou o separatismo na região de Donbass, movimentos que culminaram com a invasão de 2022.

Já o documentário "Abrigo: inocentes sob ataque" (2022, GloboPlay) mostra o impacto da guerra no cotidiano, da população da Ucrânia. Uma guerra convencional envolve a mobilização de grandes exércitos regulares, e mobiliza um poder destrutivo muito grande, através de seus tanques, mísseis, aviões e navios de guerra. Os efeitos são devastadores na população, ainda mais que os combates muitas vezes se desenvolvem em áreas urbanas, e resultam em massacres como o da cidade de Bucha, mostrado no documentário.

O prosseguimento da guerra civil na Síria, iniciada em 2011 no contexto da Primavera Árabe, deu origem a inúmeros documentários, que explicam e testemunham o conflito.  Um exemplo significativo, realizado pelo fotógrafo e produtor independente brasileiro Gabriel Chaim é "Síria em fuga" (2015, GloboPlay) focado na população civil e com uma abordagem muito semelhante ao de "Abrigo", também produzido por Chaim. O documentário foi um dos finalistas do prêmio Emmy de 2016.

"The Cave" (2020, National Geographic) mostra o funcionamento de um hospital subterrâneo na cidade de Ghoutta, no leste da Síria. O documentário foi dirigido pelo cineasta sírio Feras Fayyad, e foi indicado ao prêmio Oscar de 2020. Assim como em "Síria em fuga", as preocupações didáticas em explicar o conflito ficam em segundo plano, mas a força das imagens ajuda a ter uma visão mais realista do conflito.

A questão Palestina tem dado origem a inúmeros filmes e documentários nas últimas décadas, e uma das melhores produções recentes é "Disturbing the Peace" (2020, Amazon Prime). O documentário mostra os dois lados do conflito, contando a história de um grupo pacifista formado por israelenses e palestinos, quase todos ex-combatentes na guerra permanente existente na região. Já "Nascido em Gaza" (2014, Netflix) examina a questão de Gaza, pequeno enclave costeiro entre Israel e Egito onde se acumulam aproximadamente 600 mil habitantes.  No documentário, um grupo de crianças convive com a violência dos ataques israelenses contra bases ou arsenais de terroristas e supostos terroristas na região.

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular