Matemática: estratégias importantes para a primeira fase do vestibular
*Por Cícero Thiago Bernardino Magalhães, professor do Anglo Vestibulares
Estamos em uma contagem regressiva de tempo para as provas dos principais vestibulares do nosso país. Nesse período, o nível de ansiedade e tensão dos alunos cresce quase que exponencialmente e uma das perguntas que mais escuto dos meus alunos é: "o que fazer nessa reta final de estudos"? Minha resposta está conectada com uma frase que sempre digo nas aulas: "as ideias se repetem".
A partir disso, minha sugestão é que os alunos resolvam as questões dos 10 últimos anos dos concursos que irão participar. A conexão da minha sugestão com a frase que cito em minhas aulas pode ser ilustrada nas duas questões de provas antigas da FUVEST que apresentarei a seguir:
(Fuvest 2022) Os funcionários de um salão de beleza compraram um presente no valor de R$ 200,00 para a recepcionista do estabelecimento. No momento da divisão igualitária do valor, dois deles desistiram de participar e, por causa disso, cada pessoa que ficou no grupo precisou pagar R$ 5,00 a mais que a quantia originalmente prevista. O valor pago por pessoa que permaneceu na divisão do custo do presente foi:
- a) R$ 10,00 b) R$ 15,00 c) R$ 20,00 d) R$ 25,00 e) R$ 40,00 Resposta: D
(Fuvest 2013) Um empreiteiro contratou um serviço com um grupo de trabalhadores pelo valor de R$ 10.800,00 a serem igualmente divididos entre eles. Como três desistiram do trabalho, o valor contratado foi dividido igualmente entre os demais. Assim, o empreiteiro pagou, a cada um dos trabalhadores que realizaram o serviço, R$ 600,00 além do combinado no acordo original.
- a) Quantos trabalhadores realizaram o serviço?
- b) Quanto recebeu cada um deles?
Resposta: (a) 6 (b) 1800 reais
Essas duas questões apresentam exatamente a mesma ideia em suas respectivas resoluções. Em aulas sou até mais ousado em dizer que as questões são IGUAIS! Poderia, inclusive, apresentar três outras questões com, exatamente, a mesma ideia e que foram propostas em concursos diferentes, como no vestibular da UNESP, em um período menor que 10 anos. Por fim, quando chegar a semana que antecede as provas que irão participar, eu sugiro que os alunos apenas leiam resoluções de questões antigas, com o intuito de aumentar seu leque de ideias e não baixar a autoestima com um possível não acerto de alguma questão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.