Como ampliar o repertório para as questões de sociologia?
*Por Rene Araújo, professor do Anglo Vestibulares
Muitas questões de sociologia abordam e analisam elementos presentes no nosso cotidiano, temas que fazem parte da nossa vida social, como, por exemplo, a desigualdade social, racial e de gênero, a diversidade cultural, direitos e cidadania, os movimentos sociais, os tipos de violências, aspectos do mundo do trabalho entre outros. Portanto, ter um bom repertório é fundamental na identificação e na compreensão dos mais diferentes assuntos que podem ser cobrados em provas.
Assim, acompanhar de forma crítica e analítica as grandes questões presentes no debate público pode ser de grande ajuda na prova de sociologia. Logo, se manter bem informado sobre os principais temas contemporâneos é central para um melhor desempenho nos exames. Para isso, acompanhar boas coberturas jornalísticas sobre problemas estruturais da sociedade, com abordagens profundas e plurais é de grande importância. Afinal, checar, contextualizar e relacionar as informações é um modo eficaz de ampliar conhecimentos.
Outra forma possível de aumentar o repertório para as questões de sociologia é através das obras literárias que são cobradas nos vestibulares, ou qualquer outro livro que esteja sendo lido pelo estudante, pois essas leituras apresentam em seus personagens e em suas histórias inúmeros valores morais, ideologias, problemas e dilemas que nos ajudam a pensar e entender a obra em si, mas também permitem reflexões e questionamentos, podendo ampliar o repertório sociológico do estudante mais observador.
Não é de hoje que o cinema tem sido uma importante fonte de questões sociológicas e, mais recentemente, as séries e os podcasts também passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas, muitas vezes abordando temas complexos e controversos da sociedade. Assim, essas ferramentas podem contribuir nos estudos. É recomendado que o estudante busque identificar padrões, ou analisar como diferentes grupos são apresentados; se há representatividade racial, sexual, cultural e religiosa; se os problemas tratados na história dialogam com as questões da vida real e o contexto e a forma como os assuntos são abordados.
Enfim, todas essas observações – feitas através de um olhar mais atento e crítico – ajudam na construção do repertório para as questões de sociologia a partir de diferentes fontes e materiais que o estudante tem contato no seu dia a dia, em casa, no ônibus, na rua, na internet e em tantos outros espaços e meios que servem como estímulo para analisar a sociedade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.