PUBLICIDADE
Topo

Histórico

10 dicas de estudo para a quarentena

Dicas de Vestibular

20/03/2020 14h29

*Por Daniel Perry, diretor do Anglo Vestibulares, e Bárbara Souza, gestora de Serviço de Atendimento Psicológico do Anglo Vestibulares

O isolamento espacial, necessário para minimizarmos a propagação do coronavírus, obriga-nos a reorganizar nossos hábitos diários e aprender formas novas de mantermos nossa rotina de forma geral. Com a rotina de estudos não é diferente!

Seguem abaixo algumas dicas para você reinventar sua rotina de estudos, mantendo a programação em dia com o melhor aproveitamento possível:

1. Ambiente de estudo: espaço físico adequado para aulas virtuais

Reserve um local para você assistir e estudar as aulas. É importante que seja um espaço silencioso e que não haja interrupções. Combine com sua família um local da casa a ser preservado para você manter seu foco.

2. Horários: mantenha os habituais

Comece a estudar no horário em que você começaria presencialmente. Isso evita a perda de tempo de estudo durante a quarentena e a necessidade de readaptação quando as aulas presenciais voltarem.

3. Disciplina: autorregulação

Não fique de pijama. Acorde, tome um banho e troque de roupa: isso vai ajudar a entrar no "modo vestibulando", agora que não há mais elementos externos como sinal sonoro para início das aulas, a companhia de colegas que te estimulavam a ir para a aula, dentre outras coisas.

4. Aulas online: siga sua programação

Seja rigoroso para assistir todas as suas aulas diárias no horário regular em que são oferecidas. Lembre-se: suas aulas continuam acontecendo e seguem uma programação. Quando as aulas voltarem ao ambiente externo, a programação continuará normalmente.

 5. Aulas online: tire o melhor proveito do pausar e voltar

Assistir videoaulas oferece o recurso pausar e voltar. Isso é ótimo para você usar quando teve uma dúvida, o raciocínio não ficou tão claro ou, especialmente, quando chega naquela parte do conteúdo que você sabe ser mais complexa. Entretanto, pausar e voltar muitas vezes pode acarretar em gasto de tempo maior do que o disponível, e isso pode prejudicar o conjunto das aulas, não dando tempo de assistir todas. Tenha parcimônia para aproveitar esses recursos.

6. Organização para estudar: você ganhou tempo por não precisar se deslocar

Agora que você não precisa se deslocar pela cidade, então aproveite esse tempo para incrementar seus estudos: faça, por exemplo, mais exercícios dos conteúdos que são prioritários para você. Eles podem ser de matérias específicas ou aqueles em que você mais dificuldade.

7. Redes sociais: compensar isolamento físico com redes sociais não vai ajudar

Desligue as notificações de seus apps e estabeleça horários fixos para checar suas redes sociais. O isolamento social da quarentena pode provocar uma necessidade de ficar conectado nas redes sociais continuamente, o que atrapalha os estudos.

8. Excesso de informações e notícias: evite distrações

Acompanhe uma fonte confiável e se preserve do excesso de informações, porque ele pode fomentar ansiedade. Estamos expostos a um fluxo intenso de informações que pode ainda se acentuar com novas informações sobre o coronavírus, visto ser um assunto de interesse universal: a saúde pública.

9. Estudar em Grupo

Se você tem bom aproveitamento do estudo em grupo, utilize alguma plataforma online que possibilite uma reunião remota (hangout, whereby, zoom, entre outras são alternativas interessantes).

10. Pratique exercícios físicos dentro de casa

Manter-se ativo fisicamente vai te fazer se sentir melhor e mais disposto. Alongar-se, subir e descer as escadas, usar pesos para fortalecer musculatura, fazer yoga e meditação são ótimas opções.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular