Fuvest: dicas para a hora da prova
* Por Heitor Ribeiro, professor do Anglo Vestibulares
A Fuvest é a principal porta de ingresso na Universidade de São Paulo, e é, também, o maior e mais tradicional vestibular paulista. Sendo assim, é muito comum candidatos sentirem preocupação, ansiedade e um grande nervosismo conforme a data da prova se aproxima. Para combater essa ansiedade, é importante sentir segurança e solidez em todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano. O estudante deve estar focado e ter clareza do que pode e deve fazer até chegar o dia do Exame.
Uma boa maneira de se preparar para a Fuvest é estudar provas antigas e tentar resolvê-las no tempo proposto pelo exame, uma vez que, dessa forma, o aluno revisa o conteúdo e entende um pouco mais do perfil da prova, além de aprender a lidar melhor com o tempo da avaliação. Essas edições antigas também permitem que o estudante treine uma estratégia de para o exame, e é importante que o aluno tenha sua própria estratégia.
É preferível não começar pelas matérias em que tem maior dificuldade, e, sim, com uma matéria intermediária, priorizando exercícios mais fáceis, nos quais ele não gaste muito tempo. Os assuntos de maior dificuldade devem ser deixados para o fim da prova. Uma estratégia sólida é fundamental para dar confiança ao aluno e impedir que ele fique nervoso ou inseguro e tenha aquela sensação de "branco".
O estudante deve conhecer o local de prova e se planejar para chegar com uma hora de antecedência. Deve-se considerar que muitos outros também vão fazer a prova no mesmo local e, portanto, pode haver congestionamentos e contratempos que podem atrapalhar sua chegada, ou deixar a pessoa ansiosa e preocupada com a situação. Planejar-se para chegar antes traz segurança e elimina o risco de perder a prova.
Durante o exame, é importante que o candidato esteja atento aos comandos das questões, que procure entender, primeiro, a questão e quais dados podem ser retirados dos excertos e enunciados, antes de ir buscar a resposta nas alternativas. Isso evita que ele caia em "pegadinhas" ou seja induzido a erro por uma alternativa incorreta.
Outra dica importante: o candidato deve, ainda, ter cuidados com a alimentação no dia da prova e no anterior. É indicado evitar alimentos pesados e gordurosos, e optar por comidas mais leves como frutas e cereais. Por fim, é imprescindível ter uma boa noite de sono. Chegar ao exame bem descansado é fundamental para minimizar o desgaste ao longo da prova e para que o candidato tenha tranquilidade, mantenha o ritmo e não perca questões por desatenção ou cansaço.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.