Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

A vaga na universidade desejada começa a ser conquistada desde já

Dicas de Vestibular

06/03/2017 14h53

Chegou a hora do aluno organizar um cronograma de estudos para não se perder durante o ano letivo.

*Por Paulo Moraes

Aproveitar o início do ano para organizar o calendário de estudos é uma tarefa extremamente necessária na vida do vestibulando. Apesar do dia da prova ainda parecer distante, é por meio de uma rotina de estudos implantada hoje que o aluno conseguirá a confiança e a segurança que precisará no futuro próximo.

Primeiramente, o estudante necessita delimitar o tempo que terá para se dedicar aos estudos até o dia do vestibular desejado. A partir daí, deve ser elaborado um cronograma de estudos que alterne as disciplinas em que se tenha mais e menos dificuldade.

Como os editais dos vestibulares começam a ser publicados nos próximos meses, o vestibulando precisa ficar de olho nas atualizações dos sites das instituições em que deseja cursar. Com a data de prova marcada, o aluno poderá fixar o tempo de estudo necessário para se preparar até o dia da prova.

As aulas começam em março e exigem foco total. É importante revisar diariamente o conteúdo ensinado em sala de aula para evitar ficar sobrecarregado – lembre-se sempre de que aula dada é aula estudada. Se concentrar nos estudos desde já evita dificuldades ao longo do ano, uma vez que o ensinado depois é um aprofundamento da base que se aprende hoje.

Paralelamente aos estudos, é fundamental se manter informado por meio de jornais e revistas dos mais variados posicionamentos e temas para aumentar o conhecimento de mundo e fortalecer a capacidade de argumentação e contextualização. Fatos relacionados a política e ao dia-a-dia permeiam a maioria das questões das universidades e o tema das redações. O ideal, aliás, é escrever, no mínimo, uma redação por semana.

É preciso manter o foco e o ritmo durante todo o ano, mas também é necessário fazer exercícios físicos, se alimentar bem e reservar um tempo para ficar com os amigos e a família nos finais de semana. Ao mesmo tempo, desafie você mesmo com exercícios complexos e torne a leitura dos livros obrigatórios um momento agradável. Por fim, lembre-se do que o cientista Albert Einstein já dizia: "O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário".

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular