Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Para estudar literatura é fundamental ler as obras literárias

Dicas de Vestibular

27/04/2016 17h57

*Por Fernando Marcílio

7658268052_13aaf66e0b_z

O estudo de literatura costuma ser um tormento para muitos estudantes, motivando relações tensas e, por vezes, discussões acaloradas com os professores da disciplina.

Para acabar com a briga – ou começar outras… – é preciso que fique claro o que se entende por estudar literatura.

Estudar é sempre (e não apenas em literatura) um trabalho que envolve a apreensão de sentidos imediatos de um texto, que pode ser um poema ou uma fórmula matemática. Posteriormente, aplica-se o que foi apreendido na tentativa de resolução dos enigmas do texto, que pode ser a interpretação do poema ou a resolução do problema matemático.

A partir daí, pode-se perguntar: o que é estudar literatura? Os alunos leem o texto didático e o compreendem com relativa facilidade – ele foi feito para ser entendido, mesmo. Ouvem as explicações do professor e conseguem acompanhá-las – nosso trabalho é, de fato, fazer com que nos entendam. Mas quando vão aplicar todo esse conhecimento na resolução de exercícios, falham muitas vezes.

Isso acontece porque o principal foi deixado de lado. O texto didático e a explicação do professor são importantes, mas o fundamental é a leitura do texto literário, independentemente de seu pertencimento a esta ou aquela escola, e, até mesmo, do exercício baseado nele.

Essa compreensão é um processo árduo. Mas a primeira fagulha de entendimento (ou, como dizem os alunos, a primeira sacada, a primeira viagem), já basta para incendiar o interesse e continuar a leitura. Assim, o trabalho do professor é provocar essa fagulha e o do aluno, é estar disposto a se queimar.

fernando_marcilio

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular