Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Estratégia: como resolver as questões de 2ª fase dos vestibulares

Dicas de Vestibular

28/12/2015 17h19

estudantes_1Os principais exames vestibulares de segunda fase, como da Fuvest e da Unicamp, se aproximam. Agora, será a vez de questões discursivas. Os candidatos que chegaram até aqui estão bem preparados. Então, qual a estratégia para o sucesso? Inicialmente, vale lembrar todos os procedimentos que antecedem qualquer prova: adequadas horas de sono, bom preparo físico (que tal fazer caminhadas nos dias que antecedem as provas?), alimentação adequada e balanceada e, fundamentalmente, confiança no conhecimento da matéria.

Especificamente para as resoluções das questões discursivas, continua valendo a conhecida estratégia do método pega-varetas, em alusão ao brinquedo que você deve retirar o máximo de varetas sem mexer as demais, logicamente, começando a coletar as varetas mais fáceis de serem retiradas. No caso, por exemplo, da prova de Conhecimentos Gerais da Fuvest, é aconselhável fazer uma leitura da prova antes, desde a primeira questão, marcando aquelas que o candidato acredita dominar mais e que deverão ser resolvidas primeiro. As mais complexas ficam para o final.

A vantagem de ler todas as questões previamente é informar ao cérebro do que trata a questão. É um primeiro registro do assunto, que será útil na retomada posterior da questão, o que facilitará sobremaneira a resolução. Para a prova de Conhecimentos Específicos da Fuvest e para a prova da Unicamp, vale o mesmo procedimento: pega-varetas. Ler todas as questões e assinalar aquelas que o candidato acredita que possam ser resolvidas mais facilmente.

Agora, qual é a estratégia de resposta, ou seja, como elaborar a resposta ao que se pede na questão?

Depende de como é a proposta da questão, se única ou dotada de itens. A seguir, vamos a um exemplo de questão de Biologia que caiu na prova da Famerp, 2016, realizada em 18/12/2015.

segunda_fase_fuvest_unicampVamos ao procedimento: após ler o conteúdo da questão com cuidado, deve-se fazer inicialmente um rascunho com as possíveis respostas. Mais importante, é se ater ao que é pedido em cada item. Ou seja, no caso do item a, há duas perguntas, que devem ser respondidas separadamente. O mesmo vale para o item b, que também é constituído de duas perguntas. Feito o rascunho e respondidas as questões de cada item, agora é hora de passar a limpo, corrigindo possíveis erros verbais, conferindo vírgulas, acentos e elaborando a forma final.

Veja, a seguir, um modelo de resposta aos itens da questão acima.

Respostas:

a) O agente causador da Aids é um vírus, portanto, acelular. O material genético é representado por duas moléculas de RNA.

b) A transcriptase reversa atua na síntese de uma molécula de DNA a partir da molécula do RNA viral. Trata-se de uma transcrição reversa. Antirretrovirais não curam a doença porque ainda permanecem moléculas do DNA viral, chamados "provirus", ligados ao material genético das células infectadas. Se, eventualmente, essas moléculas de DNA entrarem em atividade, poderão produzir novas moléculas de RNA viral, que poderão infectar novas células e, assim, possibilitar a continuidade da doença.

O procedimento adotado na resposta à questão acima é válido para qualquer questão, seja da Fuvest, seja da Unicamp. Fique atento ao que se pergunta. Se for apenas um item, responda e pronto, mas esteja atento para a possível subdivisão de perguntas no caso de item único. Se houver dois itens e cada um tiver uma questão evidente, responda separadamente cada uma delas. Não misture as respostas dos itens e não faça uma resposta única abrangendo os dois itens.

Se o candidato tomar esses cuidados, pode ter certeza de que tem tudo para fazer uma excelente prova. O resultado ficará bem próximo do que se tem como meta, ou seja, sucesso na reta final e obtenção da tão sonhada vaga no curso escolhido.

armenio_uzunian

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular