Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Estudar ou festejar? Veja como encontrar o equilíbrio no final do ano

Dicas de Vestibular

21/12/2015 11h19

planejamento

É chegado o fim do ano. Para a maioria dos estudantes, um tempo de descanso. Geralmente, entre as festas de Natal e Ano Novo, os livros escolares e cadernos ficam esquecidos, num canto qualquer do quarto. Não se fala em escola, notas, provas, trabalhos, médias…ufa! "Agora, só no ano que vem", diriam os agora aliviados estudantes.

Porém, nada disso é real se você ainda luta por uma vaga na universidade. Sim, para você, o ano ainda não terminou. Para você, 2015, acredite, só termina em janeiro. Em São Paulo, por exemplo, 25.967 candidatos foram convocados para a segunda fase (em janeiro) da FUVEST. Destes, 2.192 são "treineiros". A UNICAMP também tem sua segunda fase marcada para meados do próximo mês. Há ainda alunos que lutam por vagas extremamente concorridas, como é o caso da Faculdade de Medicina do ABC (também no mês de janeiro). Como pode ver, para você, que ainda está na batalha, o ano ainda tem alguns dias a mais, não é mesmo?

E agora? O que devo fazer, caso ainda esteja "na briga", no período entre as festas? Está aí uma missão complexa. Estudar ou descansar? Eu diria que você deve estar preparado para fazer os dois ao mesmo tempo. Sim, você também precisa descansar. Certamente, corpo e mente já estão lhe pedindo trégua há algum tempo. E, olha, você até merece, viu? Sem o necessário descanso, como acha que vai conseguir a "boa forma" na hora das provas?

Descanse, sim. Mas faça-o sem peso na consciência. Dê a seu corpo e mente o alívio que tanto pedem. No entanto, lembre-se: você está "quase lá". Sua vaga está próxima. O cérebro, apesar da pequena e merecida folga, não pode perder o ritmo a que a ele foi imposto durante o ano.

Por isso, vamos ver algumas providências que você pode tomar:

1 – Diminua o ritmo dos estudos – Tente estudar como medida de manutenção. Elabore um plano durante o período de, no mínimo, três horas por dia. Tente fixar um horário certo para começar todos os dias e criar uma rotina, peça fundamental aos vestibulandos. Criar o hábito de estudar sempre no mesmo local também pode ajudar.

2 – Priorize Conteúdo – Foque, principalmente, em conteúdos que você tem maior dificuldade e trabalhe até que eles fiquem bem claros. Não foque os estudos no que você mais gosta. Geralmente, gostamos mais daquilo que sabemos e menos daquilo que temos dificuldade em aprender. Portanto, as dificuldades carecem de atenção redobrada.

3 – Entenda (para não decorar) – Procure entender e assimilar conceitos em vez de decorar tudo. Sabemos que em alguns momentos você pode memorizar informações, mas limitese àquilo estritamente necessário. Quanto menos você decorar, menores são as chances do famoso "branco" na hora da prova.

4 – Alimente-se e faça exercícios – Fique atento à sua alimentação. Uma alimentação desequilibrada pode deixá-lo o cansado, irritado, sonolento, além de prejudicar a concentração e a memória. No dia anterior à prova, nada de experimentar alimentos que não está habituado. Além de alimentar-se adequadamente, fazer caminhada de 30 minutos a uma hora também pode ajudá-lo. A combinação de exercício e boa alimentação dará mais energia para você estudar e controlar a ansiedade.

5 – Durma bem – Procure dormir entre sete a oito horas por dia. Bons sonos têm papel fundamental. Nada de ficar até tarde estudando ou "ligado" em aparelhos eletrônicos.

6 – Informe-se – Aproveite o tempo para leituras de jornais, revistas ou sites com bons conteúdos, como o UOL. Aumentar o repertório de conhecimento fará com que você crie mais subsídios para uma boa redação ou desenvolva respostas mais elaboradas para questões sobre o mundo contemporâneo. O candidato ao vestibular, sobretudo na segunda fase, precisa ser conhecedor das coisas que estão "rolando" no mundo.

Siga as instruções acima, mas não deixe de lembrar que você está num período de maior dedicação à família e aos amigos. Estudar três horas por dia não o transformará em um mártir. É coisa normal. Encare como tal. Você estará fazendo sua parte sem muitos custos.

Aproveito este espaço para desejar um Feliz Natal e que o próximo ano traga a realização daquilo que você há tempo está batalhando. Lembre-se do que disse: você está "quase lá".

mauricio_pierucci

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular