PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Ainda dá tempo?

Dicas de Vestibular

02/09/2015 18h15

*Por Daniel Perry

calendario

Ter um planejamento de estudos até os exames, com foco e atenção no cumprimento das tarefas, é essencial para se dar bem nos vestibulares e no Enem

O segundo semestre é um momento de definições para o vestibulando. As universidades lançam os manuais de seus processos seletivos, as inscrições começam, as provas se aproximam e o estudante pensa: ainda dá tempo de melhorar meu desempenho e passar no vestibular?

Resposta: sim, dá!

Primeiramente, caso o estudante tenha faltado demais às aulas, é importante mudar a postura. É essencial assistir a todas as aulas propostas pelo colégio ou curso pré-vestibular. E, diariamente, é fundamental fazer tarefas, a famosa "lição de casa". Se na aula o aluno entende o conteúdo, estudando em casa ele aprende. Detalhe: as tarefas devem ser realizadas no mesmo dia da aula, para melhor aproveitamento. "Ah, mas e se no primeiro semestre eu fiz poucos exercícios, deixando muita coisa pra trás, dá pra recuperar?". Os candidatos nessa situação devem ter ciência de que tudo, tudo mesmo, nem sempre se consegue recuperar, mas, a partir de um planejamento bem feito dos horários de estudo, é possível aos poucos ir retomando assuntos que não foram bem assimilados anteriormente. Nesse caso, o foco deve ser nas matérias em que o estudante tiver mais dificuldade. Isso serve também para quem está estudando em casa por conta própria.

Sem dúvida, agora, foco e autodisciplina são essenciais. Definir as universidades nas quais se pretende ingressar e fazer provas dos anos anteriores é algo que contribui de maneira decisiva. Dessa forma, o aluno vai "pegando o jeito" daqueles vestibulares específicos, treinando o controle de tempo, definindo sua estratégia. Pra quem perdeu muito conteúdo, uma estratégia de prova bem definida é ainda mais importante.

Mas e vida social, ainda dá pra ter? Na verdade, manter outras atividades é saudável e necessário. Porém, não adianta se enganar: ano de vestibular é ano de colocar os estudos em primeiro lugar.

daniel_perry

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular