Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Reta Final para o Enem

Dicas de Vestibular

30/10/2019 15h50

Reta final vestibular

Estamos, neste momento, a menos de um mês do ENEM e também próximos dos principais vestibulares. É natural que, nessa época, o vestibulando sinta-se mais ansioso, inseguro e a tensão aumente.

Mas ainda há tempo para se preparar e alcançar um bom desempenho. Destaco, a seguir, 6 elementos para fundamentar seus estudos, garantindo mais segurança e eficiência:

GARRA

Se o ano foi difícil, cheio de altos e baixos, se aulas e horas de estudo foram perdidas, acalme-se. Ainda é possível recuperar muita coisa. É preciso garra para superar o desânimo e o cansaço. Se não conseguir melhorar, não tenha vergonha de procurar ajuda e conversar. Seja pontual, mantenha-se concentrado e não falte às aulas. Cada minuto é importante, toda aula tem algo novo.

DISCIPLINA

Depois das aulas é necessário estudo. Estudo intenso, concentrado. Estabeleça e cumpra um cronograma de tarefas. Para não se cansar muito, a cada 1h ou 2h, no máximo, faça uma pequena pausa e mude de matéria. Intercalar exatas e humanas ao longo do dia também evita o estresse e confere maior dinamismo aos estudos.

FOCO

Dê mais peso aos assuntos de maior incidência nas provas, estudando-os com mais cuidado. Não perca tempo com notas de rodapé; não invista muito tempo em temas que caem pouco nas provas. Evite os exercícios que você considera muito fáceis: tente se desafiar com questões mais exigentes.

ESTRATÉGIA

Vestibular não é só conteúdo, é estratégia também. E para desenvolver um método eficaz para enfrentar provas com eficiência, é preciso praticar continuamente. Reserve um tempo para fazer provas de anos anteriores dos vestibulares que você vai prestar. Conheça melhor sua realidade como estudante, seus pontos fortes e fracos. A partir desse treino, tenha clara a estratégia de prova que, para você, é mais eficiente. No dia do exame, ponha-a em prática. Não improvise.

REPERTÓRIO

Mantenha-se antenado. Acompanhe os principais acontecimentos políticos no Brasil e no mundo, os debates econômicos, as pautas sociais. Tome um "banho" de cultura: cinema, teatro, exposições, espetáculos de música, dança. O repertório amplo dá consistência ao pensamento e segurança na hora dos exames.

EQUILÍBRIO

Estudar como um louco é um grave erro. Depois de um mês, você não aguentará mais. Mantenha uma rotina equilibrada, com as devidas horas de descanso e lazer, mesmo nessa reta final. Não se isole; o convívio com familiares e amigos é fundamental para suportar a pressão.

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular