Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Não passei no vestibular. E agora?

Dicas de Vestibular

31/01/2019 14h17

O aluno, quando não aprovado no vestibular, precisa de um período para lidar com essa frustração, pois, nesse tempo, pode surgir um misto de sentimentos (raiva, tristeza e desesperança).

É muito importante realizar uma autoanálise do que foi feito no ano anterior – a postura em relação aos estudos, o planejamento inicial e o cumprimento dele. A partir dessa autoanálise, deve-se pensar em como se portar no próximo ano de cursinho: rever suas próprias metas, reorganizar o tempo e o método de estudo, e também mudar hábitos que não contribuam para a melhora do seu desempenho.

O aluno precisa descansar e receber apoio de familiares e amigos, de modo que contribuam para superar este período e ingressar no cursinho de maneira motivada.

Caso se sinta com energia e disposição para retomar o contato com os estudos, pode fazê-lo ainda antes de as aulas começarem, para estabelecer um ritmo de estudos e aproximar-se de conteúdos que julgar mais relevantes. Se o aluno prestar os vestibulares da Fuvest e Unicamp, uma sugestão é iniciar a leitura dos livros cobrados nessas provas, pois, durante o período de aulas, isso se torna mais difícil.

Finalizando, quem precisar fazer mais um ano de cursinho não deve se sentir diminuído, e sim conscientizar-se de que essa experiência deve ser aproveitada a seu favor, para torná-lo mais pragmático e assertivo nos estudos.

*Com a colaboração de Viktor Lemos e Bárbara Nanci

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular