Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Biodiversidade - 4 questões sobre o assunto no Brasil e no mundo

Dicas de Vestibular

02/05/2018 14h37

O que é biodiversidade?

Biodiversidade, ou diversidade biológica, é um termo que se refere ao número e à variedade de organismos vivos presentes em determinado ambiente. Um documento elaborado na Conferência Rio-92, que é a Convenção sobre Diversidade Biológica (conhecida como CDB), define esse termo como "a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas."

 

O Brasil possui a maior biodiversidade do mundo?

O Brasil é seguramente um dos países que possuem a maior biodiversidade do planeta, pois faz parte do grupo dos 17 países considerados megadiversos. Esse grupo, que abrange grande parte da biodiversidade global, foi proposto pelo norte-americano Rusell Mittermeier em 1988 e inclui, além de Brasil, Austrália, China, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Filipinas, Índia, Indonésia, Madagáscar, Malásia, México, Papua Nova Guiné, Peru, República Democrática do Congo e Venezuela.

Existem vários rankings sobre os países que possuem maior diversidade do planeta, e o Brasil geralmente é apontado como o primeiro colocado. Colômbia, Estados Unidos e Austrália também são apontados, em algumas classificações, como os que contêm maior diversidade biológica do planeta, porém as estimativas sobre o número de espécies que podem existir no planeta são bastante imprecisas, assim como também é impreciso indicar um país como o "campeão" entre os megadiversos. O que se pode afirmar é que a Amazônia, cuja maior parte é brasileira, de fato contempla a maior diversidade entre os ambientes do planeta.

 

O que são hotspots de biodiversidade?

O conceito de hotspot de biodiversidade foi desenvolvido pelo cientista britânico Norman Myers em 1988 e no ano seguinte foi adotado pela ONG Conservation International para identificar 24 ambientes que deveriam ser conservados, pois concentram grande parte da diversidade biológica do planeta. Em 2009, a lista dos hotspots foi ampliada para 35 áreas, que juntas englobam mais da metade das espécies vegetais da Terra, além de contar com 40% de seus vertebrados.

Desde a primeira classificação da Conservation International, os biomas brasileiros Cerrado e Mata Atlântica fazem parte da lista de hotspots de biodiversidade, pois possuem mais de 1500 espécies vegetais endêmicas (aproximadamente 0,5% do planeta), além de contar com mais de 70% de seu habitat degradado.

 

O que são biomas?

Esse termo pode ser definido de várias maneiras, tendo a vegetação papel crucial em sua delimitação. Existe uma confusão muito comum entre os conceitos de "bioma" e de "formação vegetal", porém o primeiro abarca mais do que a vegetação, devendo ser entendido como um ambiente que engloba diferentes características naturais relativamente homogêneas.

O dicionário Oxford de Geografia caracteriza bioma como "zona ecológica cuja uniformidade é definida pelo tipo de vida vegetal predominante, uma vez que a vegetação traz fortes indicações de outras características ecológicas de uma zona, como a vida animal e o tipo de solo".

Para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), bioma é "uma área com dimensões normalmente superiores a um milhão de quilômetros quadrados em que o clima, a fisionomia da vegetação, o solo e a altitude são semelhantes ou aparentados". Embora seja importante, a flora não é determinante do bioma, pois "comunidades vegetais que guardem diferenças importantes em termos de composição de espécies podem ser incluídas num mesmo bioma, desde que vivam sob condições ambientais semelhantes". É caso da Mata dos Pinhais ou de Araucária, formação incluída no bioma Mata Atlântica, que ocupa 13% do território nacional.

O IBGE identifica seis biomas brasileiros: Amazônia (desmatamento de 15%*, segundo dados divulgados em 2015 pelo próprio IBGE), Cerrado (desmatamento de 49,1%), Caatinga (desmatamento de 46,6%), Pantanal (desmatamento de 15,4%), Pampa (desmatamento de 54,2%) e Mata Atlântica (desmatamento de 85,5%).

Observação: os dados de desmatamento* se referem à chamada Amazônia Legal, que constitui área aproximada ao território do bioma propriamente dito.

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular