Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

7 dicas para se preparar para a segunda fase dos vestibulares

Dicas de Vestibular

18/12/2017 15h22

Fim de ano é sinônimo de férias para a maioria dos estudantes, mas essa não é a realidade do vestibulando convocado para a segunda fases dos vestibulares. Neste caso, essa época é de continuidade dos estudos. Sempre ficam algumas dúvidas, porém: devo descansar? O que e como devo estudar? Quem disputa uma vaga nas principais universidades costuma achar que qualquer vacilo pode custar a tão sonhada aprovação, por isso vamos ajudar você.

Veja 7 atitudes que devem fundamentar sua postura:

  1. MANTER O RITMO DE ESTUDOS

Não é hora de se entregar ao cansaço e parar. É fundamental continuar assistindo às aulas, fazendo tarefas e tirando dúvidas. Na aula sempre há algo novo, que preenche uma eventual lacuna. Resolver exercícios propostos pelo material utilizado ajuda a consolidar conteúdos e aprimorar habilidades.

  1. RESOLVER PROVAS DE ANOS ANTERIORES

Faça download de exames de anos anteriores, imprima e resolva. Dos últimos 5 anos já é o suficiente. Dessa forma, você assimila o estilo da prova e identifica os assuntos mais recorrentes. O ideal é simular o momento da prova, estabelecendo limite de horas para terminar, de acordo com as regras do vestibular. É uma maneira de treinar sua estratégia e aperfeiçoar o controle do tempo.

  1. FOCAR TEMAS DE MAIOR INCIDÊNCIA

Ao praticar a resolução de provas passadas, você reconhece os temas que mais caem. E são esses que você deve estudar com maior intensidade. Nada de perder tempo com notas de rodapé, nem achar que deve dominar todos os conteúdos. Ninguém sabe tudo. Também é interessante estudar com mais afinco as matérias específicas que têm mais peso nos exames que você vai prestar. Vestibulando deve ser pragmático.

  1. TREINAR A CLAREZA E A COERÊNCIA DE SUAS RESPOSTAS

Se o examinador não entender direito o que você quis dizer em sua resposta, você perderá pontos. Portanto, além do conteúdo, é importante cuidar da forma. Fique atento à objetividade de suas respostas, à coerência em relação ao que se pede, ao uso de eficientes recursos linguísticos e à sua letra: ela deve ser legível.

  1. PRATICAR REDAÇÃO

A redação é um grande diferencial, cuja boa nota contribui de maneira decisiva para superar concorrentes, especialmente nas carreiras mais disputadas. Portanto, praticar o desenvolvimento de textos dentro dos parâmetros estabelecidos pelos vestibulares é essencial. Adquirir repertório é importante, mas não tente adivinhar temas; concentre-se na técnica.

  1. CUIDAR DA SAÚDE

Não é porque você está estudando num ritmo acentuado que deve descuidar do básico: dormir bem e se alimentar corretamente. O vestibular também é um teste de resistência física, então seu corpo deve estar são. Fazer atividades físicas moderadas contribui muito para isso.

  1. CURTIR AS FESTAS DE FIM DE ANO MODERADAMENTE

Aproveitar o Natal e o Ano-Novo com suas pessoas queridas não vai te prejudicar. Não serão poucas horas de festa que te atrapalharão. Esse deve ser um momento de distração da mente e de felicidade. Só tome cuidado com exageros. Seu corpo deve se manter saudável, pois os estudos continuam depois da curtição. E, sem dúvida, seu maior presente será a aprovação na faculdade e no curso tão sonhados.

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular