Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Esclareça suas principais dúvidas sobre o SiSU

Dicas de Vestibular

19/12/2016 16h06

manual_candidato

2017 ainda não chegou, mas já traz um período curto e muito intenso para todos os vestibulandos do país: o acesso ao SiSU. O Sistema Integrado de Seleção Unificada (SiSU) permite que o vestibulando que tiver feito o Enem em 2016 (e que não tenha zerado em redação) possa concorrer a um grande número de vagas em instituições públicas de ensino superior pelo país. Quais instituições? Ah, isso só será possível conhecer através do portal e mais próximo da data de sua abertura, ainda indefinida. Com tantas possibilidades, estamos falando de um dos principais sistemas destinados a vestibulandos de todo o país.

Veja as principais dúvidas dos estudantes sobre o SiSU:

1. Como funciona?

O SiSU funciona em uma única etapa de inscrição. Nele, o candidato faz as escolhas (primeira e segunda opções) dentre as vagas oferecidas pelas instituições participantes e também se as vagas são de ampla concorrência ou de políticas afirmativas. A escolha feita não é definitiva, já que durante o período de inscrições o candidato pode alterar suas opções. Mas atenção: a última inscrição confirmada é que será considerada válida.

sisu1

O Acesso ao SiSU é feito com o número de inscrição no Enem 2016 e a senha que você cadastrou. Se esquecer a senha, vá até o site do Enem e recupere.

 

sisuuu

Aqui você escolhe as duas opções de curso e acompanha sua inscrição durante todo o processo.

 

sisu2

São três etapas para concluir sua inscrição. No primeiro, você pesquisa as vagas que te interessam.

 

sisu3

Aqui, na 2ª etapa, você escolhe a modalidade (ampla concorrência ou políticas afirmativas).

 

sisu4

Finalizando o processo, na terceira etapa, você confirma suas escolhas. Durante todo o período de inscrição, é possível modificar as opções inúmeras vezes.

 

sisu5

Ao longo do período em que o SiSU fica aberto, notas de corte e classificação parciais são divulgadas a partir de 00h. Acompanhar essas informações permite avaliar suas chances de aprovação.

2. Existem "atalhos" para conseguir as vagas?

Não. O importante é fazer as escolhas de primeira e segunda opções nos cursos que você, verdadeiramente, vai cursar. Não tem sentido nenhum fazer uma escolha apenas para poder dizer depois: "eu passei!". Além disso, um procedimento como esse pode tirar a vaga de uma pessoa que iria fazer justamente esse curso. Saber qual o peso de cada nota e também as notas de corte provisórias, publicadas diariamente, trará informações preciosas em relação às suas escolhas.

3. Qual a diferença entre ser aprovado em primeira e segunda opções?

Se você for aprovado em primeira opção, terá sua única oportunidade de se matricular. Agora, se for aprovado em segunda opção, poderá ainda manifestar interesse em participar da lista de espera de sua primeira opção. Em ambos os casos, o cuidado com os prazos é imprescindível!

4. Como funciona a lista de espera?

Caso você não tenha sido aprovado em primeira opção, deve acessar o portal do SiSU e manifestar interesse, não esquecendo de observar os prazos. A lista de espera só existe para sua primeira opção! Daí em diante, para saber se foi aprovado, sempre acompanhando as informações fornecidas pela instituição escolhida.

O pessoal da UFAL (Universidade Federal do Alagoas) fez um fluxograma que ajuda a visualizar bem todos as possibilidades.

Esse período vai exigir muita calma, pesquisa, persistência e paciência.

Um bom SiSU para você!

fabio

 

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular