Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Agora é a vez da Unicamp!

Dicas de Vestibular

16/11/2016 17h21

*Por Rodrigo Machado

Neste domingo, dia 20, acontecerá a primeira fase do vestibular da Unicamp. E nesta reta final, o que é importante saber sobre a prova e como proceder nestes dias que a antecede?

Em relação ao formato, a primeira fase é constituída por uma prova de Conhecimentos Gerais, composta por 90 testes com quatro alternativas cada, que deverão ser feitos no tempo máximo de cinco horas. A pontuação final é obtida pelo número total de acertos, independente da disciplina e dificuldade da questão.

Diante destas informações, é importante o candidato traçar uma estratégia de prova. Para isso, dois pontos devem ser levados em conta: o tempo é curto (em média, 3 minutos por questão) e o que vale no final é o número total de acertos. Assim, o candidato tem de se preocupar em não perder tempo em uma questão, deixando as mais trabalhosas para o final; e qual sequência de disciplinas a prova será feita. Nesse sentido, não existe uma sequência correta, mas começar pela disciplina que o candidato considera mais fácil pode ajudar na ambientação inicial da prova.

Agora, o que fazer nestes poucos dias antes da prova? Neste período do ano, em que se acumula o cansaço dos meses de estudo, somado aos finais de semana dedicados ao Enem e à Unesp, é importante cautela, tanto na manutenção do físico como o psicológico.

O estudo neste momento deve ser feito em cima de revisões, no sentido de reforçar o que já foi aprendido. Tentar aprender alguma coisa nova nesta altura do campeonato pode trazer frustrações. A escolha dos assuntos a serem revisados pode ser feita utilizando provas anteriores (a partir de 2015 – ano em que o modelo de 90 questões foi implantado). O que também contribui para se conhecer e se habituar com o formato das questões.

Apesar das revisões serem importantes para manter a mente aquecida e aumentar a autoconfiança, é importante realizá-la com moderação. Não é hora de manter um ritmo de estudo exaustivo. Não adianta nada saber tudo e na hora da prova sentir sono e cansaço.

O sono, mais do que nunca, deve ser preservado. É fundamental, nestes últimos dias, que você o mantenha em dia. Uma noite bem dormida ajuda a manter a atenção e a memória.

Espero que estas recomendações ajudem e que você tenha uma ótima prova!

rodrigo

 

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular