Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Veja como identificar e resolver questões interdisciplinares

Dicas de Vestibular

23/11/2015 14h11

*Por Prof. José Eduardo Monteiro

Candidatos prestam prova da Fuvest. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Estamos às vésperas da primeira fase do vestibular da FUVEST e é bom lembrarmos que algumas das suas questões são interdisciplinares, ou seja, é necessário articular conhecimentos de duas ou mais disciplinas para a sua resolução. Questões desse tipo são adotadas nessa prova desde a edição de 2007 e atendem às diretrizes estabelecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) de 2000.

Importante ressaltar que essas questões não são apresentadas em blocos como as das outras disciplinas, mas estão espalhadas ao longo da prova, de forma que não ficam claramente identificadas. Mesmo assim, não costuma ser difícil reconhecê-las. Por exemplo, uma das questões interdisciplinares do ano passado tratava do desenvolvimento das máquinas térmicas e sua importância para a revolução industrial; em outra, o candidato precisava ter conhecimentos de progressão geométrica e de acústica.

Essas questões interdisciplinares também costumam ser contextualizadas, partindo da análise de alguma situação cotidiana, utilizando os saberes das disciplinas que se articulam para o desenvolvimento de um estudo mais global e menos segmentado para sua resolução. Aqui, as fórmulas prontas têm relevância secundária, sendo necessário que o aluno explore a sua criatividade, sua iniciativa e sua capacidade de associar o conhecimento acadêmico à sua realidade. Como essa é uma tendência que se verifica não só nas provas, mas também nas práticas escolares, provavelmente você já resolveu diversas questões desse tipo.

Como se preparar para essas questões? Do mesmo jeito que você já tem se preparado para as outras. No meu último post neste blog eu destaquei a importância de se refazer provas antigas e se você seguiu a minha dica, já viu bons exemplos de como elas podem aparecer. Caso você não tenha refeito, ainda dá tempo! Quanto mais questões você fizer, mais bem preparado você estará para encarar esse desafio.

jose_eduardo_monteiro

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular