Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Revisão: é hora de fazer provas dos últimos anos

Dicas de Vestibular

28/09/2015 18h36

*Por José Eduardo Monteiro

estudando_enemConhecer as características das provas que você vai prestar é uma parte essencial da sua preparação, ainda mais quando falamos de uma prova com estilo tão particular quanto a do Enem. Itens com enunciados longos e contextualizados, tempo escasso a ser administrado, ansiedade… o desafio é grande e você tem se preparado para encará-lo ao longo da sua trajetória escolar. Agora, nas vésperas da prova, é hora dos ajustes finos e a palavra chave é aperfeiçoar.

Uma das formas de melhorar seu desempenho é usar provas antigas como simulação. Veja bem, não é simplesmente resolver algumas questões selecionadas de provas anteriores, mas sim, refazer uma prova inteira, do começo ao fim, respeitando o tempo estipulado de 4h30min para o primeiro dia e 5h30min para o segundo (se você incluir redação). De preferência, em dias consecutivos e começando às 13h. Durma bem, alimente-se bem, encarando essa simulação com seriedade, mas com tranquilidade. Aqui, sua meta é melhorar a estratégia de resolução da prova.

Atenção: escolha somente provas a partir de 2009, que se apresentam em um novo modelo. Você pode encontrá-las no site do INEP (http://portal.inep.gov.br/web/enem/edicoes-anteriores/provas-e-gabaritos).

Ao término, faça uma análise do seu desempenho. Essa parte é tão importante quanto a própria realização da prova. Você conseguiu fazer todas as questões? Provável que não. Neste caso, proceda assim: encontre quais foram as questões que você perdeu mais tempo e analise-as com calma. Existe algum padrão entre elas? Por exemplo, pode ser que sejam questões com muitos cálculos a serem realizados, ou questões de assuntos específicos, dos quais você sabe que tem uma lacuna em seu aprendizado.

A regra é: não faça questões como essas em uma primeira leitura de prova! Deixe-as para o fim, depois de garantir que já resolveu aquelas que você interpretou como fáceis. Quantas vezes em uma prova você "chutou" as respostas de algumas questões e depois, quando foi corrigir, percebeu que conseguiria fazer algumas delas tranquilamente se houvesse tempo? E qual seria o impacto desses pontos na sua nota final? São esses pontos que estamos procurando garantir com essa estratégia. E mais: não esqueça que a prova do Enem é corrigida pela TRI e não fazer as fáceis afeta decisivamente a sua nota, como esclareceu professor Tiago no post anterior desse blog.

Se você for paciente, focado e organizado essa estratégia seguramente melhorará seu desempenho no Enem.

jose_eduardo_monteiro

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular