Topo

Como revisar os conteúdos de língua inglesa para o vestibular

Dicas de Vestibular

05/11/2021 18h44

*Por Marcos Leonel, professor do Anglo Vestibulares

Antes de mais nada, o vestibulando deve ter em mente que a preparação para as provas de vestibulares é um processo de desenvolvimento de estratégias que dinamizam o trabalho com os diversos tópicos abordados nas principais provas. Fundamentalmente, nas provas de línguas, os vestibulares verificam através de suas questões a capacidade de leitura e fundamentos de gramática.

Ao abordar questões que envolvem leitura de textos, o aluno deve sempre seguir a estratégia de ler, primeiro, toda a informação mais abrangente que remeta ao conteúdo específico do texto: o título, a fonte e data da publicação. Ainda antes de iniciar a leitura do texto, o aluno deve também ler o comando das questões, para depois ir ao texto em busca do suporte para a resolução delas. Geralmente o enunciado da questão indica em que passagem se localiza o conteúdo a que ela se refere.

Quanto aos conteúdos pedidos, alguns tópicos recorrentes merecem atenção especial por parte do estudante. Entre esses, pode-se destacar o uso de: conectores (conjunções e partículas adverbias); sentenças condicionais (if-clauses); voz passiva; reporting (direct and indirect speech); pronomes (pessoais, reflexivos, possessivos; relativos e demonstrativos); additions to remarks. É também importante ter em mente que muitas vezes o sentido de determinados termos pode ser deduzido através do contexto (uma coisa explica a outra).

Por fim, para que uma revisão seja mais eficiente, é indicada a resolução das questões das últimas duas ou três provas dos vestibulares que o estudante pretende fazer. No dia da prova o estudante deve tomar cuidado para não parar muito tempo em determinadas questões mais exigentes: quando houver dúvida, siga com resolução das outras questões, deixando para o final as questões que suscitaram dificuldades, assim não se correrá o risco de perder muito tempo em questões pontuais. No mais, muita calma, tranquilidade e confiança na sua preparação.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como revisar os conteúdos de língua inglesa para o vestibular - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Mais Posts