Topo

A segunda dose de uma vacina é realmente necessária?

Dicas de Vestibular

26/04/2021 13h22

Por Marcelo Perrenoud, professor do Anglo Vestibulares

A resposta é sim! Para que essa informação fique bem clara, vale destacar a composição e a finalidade do processo de vacinação. As vacinas são tradicionalmente compostas por antígenos (vírus ou bactérias patogênicas) previamente atenuados ou mortos, ou por fragmentos desses antígenos. Assim, a vacina é capaz de estimular a formação de anticorpos pelo sistema imunológico, sem que o organismo tenha contraído a doença. Portanto, a vacinação é uma medida preventiva!

A primeira dose de uma vacina permite o contato dos antígenos com as células de defesa do sistema imunológico humano. Estas células são denominadas linfócitos e realizam a imunização primária. A segunda dose, permite um segundo contato do organismo com os antígenos específicos presentes na vacina. Prontamente os linfócitos reconhecerão o antígeno invasor — processo conhecido como memória imunológica —, e então haverá a produção mais rápida de mais anticorpos, caracterizando a imunização secundária.

As vacinas contra a Covid-19 já testadas e aprovadas necessitam de duas doses para que as taxas de proteção alcancem a eficácia estabelecida em estudos laboratoriais e clínicos. A CoronaVac, por exemplo, possui um nível de 62% de eficácia geral e 83% para casos moderados. Portanto, se alguém tomar apenas a primeira dose, não conseguirá atingir os níveis de eficácia e, dessa forma, não estará plenamente protegido contra o SarsCoV-2.

Assim, as vacinas estimulam a formação da memória imunológica no organismo, garantindo que, ao ser infectado pelo patógeno natural, haja uma produção intensa de anticorpos em um período curto de tempo, com grandes possibilidades de evitar que a doença se desenvolva. Portanto, as vacinas servem para prevenir que o indivíduo contraia uma doença, justamente por já estar imunizado contra ela.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A segunda dose de uma vacina é realmente necessária? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Mais Posts