Os 60 anos da NASA
Dicas de Vestibular
30/07/2018 14h43
No dia 29 de julho de 1958 foi criada a NASA (National Aeronautics and Space Administration), uma agência do governo estadunidense, substituindo a NACA (National Advisory Committee for Aeronautics), e voltada a pesquisa e desenvolvimento tecnológico visando a exploração espacial. Com grandes investimentos do governo dos EUA, a NASA protagonizou grandes feitos e descobertas, fazendo frente à União Soviética na corrida espacial.
O Projeto Apollo levou o homem à superfície lunar pela primeira vez em 20 de julho de 1969, com a missão da Apollo 11, e pela última vez em 1972, totalizando cinco missões que desembarcaram astronautas em nosso satélite natural.
O astronauta comandante Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, trabalhando em um equipamento de pesquisa na superfície da Lua. (Divulgação/Nasa)
Diversas pesquisas envolvendo fenômenos termofísica, como transferência de calor e massa, de magnetismo, analisando campos magnéticos, incluindo aí o terrestre, além de mecânica dos solos, foram realizadas nessas missões.
Em 1971, o astronauta David Scott fez uma experiência homenageando o físico, matemático, filósofo e astrônomo Galileo Galilei (1564 – 1642), ao soltar simultaneamente uma pena e um martelo, que atingiram o solo lunar ao mesmo tempo (assista ao vídeo em https://apod.nasa.gov/apod/ap111101.html). Dessa forma, verificou experimentalmente que, se não houver resistência do ar, que é o caso da Lua, onde não há atmosfera, dois corpos abandonados simultaneamente do repouso, e de uma mesma altura, próximos à superfície de qualquer astro, caem lado a lado, com as mesmas velocidades, independentemente de suas massas e formatos.
Em conjunto com outras agências espaciais, como a Agência Espacial Federal Russa (ROSKOSMOS), a Agência Espacial Canadiana (CSA/ASC), Agência Espacial Europeia (ESA), a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (宇宙航空研究 ou JAXA), a NASA está envolvida na Estação Espacial Internacional (EEI), onde são feitas diversas pesquisas nas diferentes áreas da ciência. Costuma-se dizer que os astronautas que permanecem nas EEI experimentam os efeitos da gravidade zero, ou microgravidade. Na realidade, a intensidade do campo gravitacional na altitude da EEI (que varia em torno dos 350km), é de aproximadamente 8,7 m/s2, ou seja, bem longe de ser zero ou mesmo micro. Os astronautas estão, para sermos mais precisos, em estado de imponderabilidade, situação em que a sensação de peso é nula. Corpos em locais em que a gravidade é nula, também estão em estado de imponderabilidade, mas não é o caso dos astronautas orbitando a Terra na EEI.
Quando um astronauta está em estado de imponderabilidade sofre uma redução de massas óssea e muscular. Por isso, é necessário que ele faça exercícios físicos regularmente, além de medir sua massa para se verificar se a perda não ultrapassa limites salutares. Mas como realizar essa medição, já que balanças e dinamômetros não funcionam em estado de imponderabilidade? Um equipamento que pode ser utilizado é o Body Mass Measurement Device (BMMD).
Astronauta Luca Parmitano se exercita no Combined Operational Load Bearing External Resistance Treadmill (COLBERT), na Estação Espacial Internacional. Note os elásticos presos ao seu corpo, para simular a sensação de peso que o astronauta teria na superfície da Terra. (Divulgação/Nasa)
O funcionamento do BMMD é baseado em um sistema massa-mola. O aparelho mede o intervalo de tempo de uma oscilação completa e calcula a massa do conjunto pessoa + suporte. Depois, basta subtrair a massa do suporte para encontrar a massa do astronauta.
Pesquisas sobre outras alterações que o estado de imponderabilidade provoca no corpo humano, desde cardiovasculares até imunológicas, vem sendo realizadas e evoluindo, tornando cada vez mais próxima uma viagem tripulada a planetas um pouco mais distantes que a Lua, como Marte.
Desde seu início até os dias de hoje, as descobertas da NASA trouxeram grandes evoluções cientificas marcantes para a humanidade, e, quem sabe em um futuro próximo, possibilite a colonização de planetas parecidos com a Terra.
Sobre os Autores
O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.
Sobre o Blog
Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.