Topo

Veja dicas de alimentação na semana da prova

Dicas de Vestibular

01/11/2016 12h51

*Por Armênio Uzunian

Vinte e cinco por cento. Esta é a porcentagem de glicose utilizada pelo cérebro durante a atividade diária. Por isso, é essencial a correta alimentação nos dias que antecedem a prova do Enem e de outros vestibulares.

Nesses dias, nada de almoços pesados, que acentuam o trabalho digestivo e dão sono. O ideal é comer pouco, várias vezes ao dia. Privilegiar fontes de proteína pouco gordurosa, carne magra, peixe, associando com grandes quantidades de verduras na salada, tomate e milho. Temperos como cúrcuma, pimenta, gengibre, alecrim, sem exageros, auxiliam a vascularização cerebral. Privilegie a gema de ovo orgânico, cozida, dotada de colina, substância que estimula a formação de redes neurais no cérebro.

Exagere nas sementes, castanhas do Pará, nozes, amêndoas, que possuem substâncias, entre elas o Omega 3, essencial para o trabalho cerebral. E fruta, muita fruta. Maçã, abacate, pera, morango, mamão, banana devem ser consumidos nos intervalos dos estudos. Fibras consumidas na alimentação favorecerão o peristaltismo intestinal e regularizarão a atividade desse importante setor do sistema digestivo. E o mais importante: sistematizar as horas de estudo, compatibilizando com um pouco de lazer e de exercícios físicos que remeterão a uma perfeita forma física que será necessária na hora da prova. É essencial dormir sempre na mesma hora e acordar na mesma hora. O descanso cerebral é fundamental durante os dias de preparo para as provas.

No dia da prova do Enem, que será extensa, o importante é dormir bem e acordar bem, caminhar um pouco e distrair-se. Depois um almoço leve e sem exageros. Não hesite em levar barrinhas contendo cereais, barra de chocolate de preferência amargo e, claro, algumas frutas (maçã, banana), que devem ser consumidas assim que necessário ao longo da prova.

Água deve ser consumida na medida da necessidade. E o mais importante: atenção. Muita atenção na hora de ler as questões e resolvê-las, de preferência utilizando o método pega varetas. E para isso, lembre-se que os 25% de glicose que devem ser enviados aos neurônios constantemente pela circulação exercerão um papel fundamental.

**Com a colaboração da nutricionista clínica funcional Laura Giron Uzunian (CRN 21.506)


Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Veja dicas de alimentação na semana da prova - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Mais Posts