Topo

As provas chegaram. O que eu faço com a ansiedade?

Dicas de Vestibular

20/10/2015 08h16

*Por Dr. Celso Lopes de Souza

Valorize o que você sabe; não valorize o que você não sabe

Sempre que experimentamos uma ansiedade intensa, existem pensamentos que definem e fortalecem esse estado. Aliás, essa é a base em que se apoia a Terapia Cognitiva, uma das mais respeitadas linhas da psicoterapia. De acordo com esse modelo, a ansiedade disfuncional nasce de pensamentos que estruturam expectativas irrealistas. Veja um exemplo de expectativa irrealista que pode potencializar o estado de ansiedade durante a prova:

"Tenho que saber tudo para conseguir minha vaga na universidade."

Vamos avaliar com calma esse pensamento. Trago como exemplo um caso da Fuvest, que serve de parâmetro para todos os demais exames, inclusive o Enem, como forma de avaliar a ansiedade. Um estudante que passou para a segunda fase do curso mais disputado, medicina, acertou 72 de um total de 90 questões. Será que esse aluno sabia fazer as 72 questões? A resposta é não. Estatisticamente ele acertou cerca de 3 questões no chute. Assim, das 72 questões acertadas, considerando que 3 foram no chute, ele sabia fazer 69 QUESTÕES. Guarde esse número.

Agora, imagine-se no ambiente da prova: Você está sentado olhando sua identificação que está colada em sua mesa e aguarda a chegada da prova. Seu coração está um pouco acelerado e há uma sensação de inquietação. De repente, alguém entra com a pilha de provas na sala. Você não consegue desgrudar os olhos daquele monte de papel. As provas são distribuídas.

Quando a sua é colocada na sua frente, seus músculos parecem paralisar. Até que chega o fatídico: "Podem abrir as provas!". Nesse momento, o coração dispara, as mãos suam, a boca seca, o mundo silencia… Você respira e inicia a resolução.

A primeira e a segunda questão você consegue resolver sem grandes dificuldades. Na terceira, você não tem a menor ideia de como resolvê-la: "Isso não pode acontecer!!".

Na quarta questão a história se repete: "Eu não estou acreditando, isso é um pesadelo. Não é possível questões tão difíceis!".

A quinta questão traz um certo alívio, você consegue resolver. Na sexta, você olha e se desespera. A ansiedade dispara: "Essa prova é impossível!".

Pois bem, eu apresentei três questões com dificuldades. Quem passou para a segunda fase da Fuvest para o curso de medicina apresentou dificuldades em 21 questões!! (Lembre-se, o nosso estudante acima sabia fazer 69 questões de um total de 90).

Pelo mesmo raciocínio, quem passou para a segunda fase para o curso de Engenharia pode ter apresentado dificuldades em 34 questões! Para Direito, em 38 delas! Isso significa que o vestibulando que prestou Direito e não sabia o que fazer em uma de cada duas ou três questões foi muito bem!

Portanto, a crença de que "tenho que saber tudo para passar" é falsa!

Imagine alguém que tenha essa crença e aparecem quatro questões problemáticas seguidas! O equilíbrio emocional é desmontado. Notou como expectativas irrealistas podem te prejudicar na hora da prova?

Outro ponto importante: as sensações de ansiedade que foram descritas no começo da prova são absolutamente normais! A ansiedade só se tornou disfuncional quando houve a catastrofização de que a prova era impossível.

Por isso:

Valorize o que você sabe.

Você sabe mais do que imagina.

Não valorize o que você não sabe.

Ninguém sabe tudo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

As provas chegaram. O que eu faço com a ansiedade? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Mais Posts