Topo

A importância da leitura de jornais na reta final

Dicas de Vestibular

15/09/2015 16h12

*Por Armênio Uzunian

Muitos vestibulares e, mesmo o Enem, cobrarão nas próximas semanas a capacidade de leitura e interpretação de textos. E, é claro, cobrarão, também, a capacidade de redação, sobretudo de questões discursivas. O pré-requisito para saber escrever é: saber ler e saber interpretar o que se está lendo. Claro que essa capacidade é adquirida ao longo dos anos. No entanto, é possível adquiri-la de imediato, em curto prazo, recorrendo, por exemplo, à leitura de jornais diários, na forma impressa. Hoje, em função da necessidade que o jornal tem de saída e liberação rápida dos textos diários, alguns erros acabam sendo cometidos, como falta de palavras, duplicação de palavras, falta de vírgula, falha de concordância verbal e inversão de dados em gráficos, tabelas e esquemas.

Se o estudante adquirir o hábito da leitura atenta de textos impressos em jornais diários, é certo que, ao longo de um curto espaço de tempo aprenderá a reconhecer erros. E, como consequência, aprenderá a redigir textos de questões discursivas e de provas de redação. Ao redigir os textos, o estudante precisa, inicialmente, fazer o que denominamos de "rascunho" prévio, contendo aquilo que é solicitado na prova de redação e nas questões discursivas.

Se assim o candidato proceder, garante-se a boa qualidade de redação e o reconhecimento de erros, que poderão ser prontamente corrigidos, antes de se entregar a prova, com a redação ou as questões finalizadas.

Entrar em uma boa faculdade e fazer a prova do Enem exige, do estudante, boa capacidade de leitura, interpretação do que se lê, além de excelente capacidade de redação. Essa habilidade pode ser adquirida, não custa repetir, por meio do hábito da leitura diária de textos jornalísticos.

Essa prática dá certo. Que tal começar hoje? O beneficiado maior será você, que, certamente, se assim proceder, fará uma boa prova de vestibular e do Enem. E acabará ficando pronto para entrar em uma excelente Universidade ou Faculdade.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A importância da leitura de jornais na reta final - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Mais Posts