Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Como criar uma rotina produtiva de estudos já no início do ano?

Dicas de Vestibular

12/02/2021 16h19

Por Madson Molina, professor do Anglo Vestibulares

Como sabemos, a entrada em um curso superior exige do candidato a realização de uma ou mais provas como critério de seleção. Nesse contexto, uma preparação coesa, constante e estratégica torna-se um fator fundamental para o sucesso.

De início, já existe um grande desafio em se apreender todo conteúdo programático do ensino médio em, aproximadamente, nove meses. Nessa espécie de gestação, o vestibulando pode se deparar com diversos desafios, que vão desde fatores internos — de autoconhecimento e superação — a fatores externos — relacionados à volatilidade de datas, à dificuldade das provas e à oferta de vagas. Para direcionar melhor essa preparação e evitar o encontro com alguns obstáculos, é fundamental que o estudante se faça algumas perguntas antes ou até mesmo durante o processo de preparação para os vestibulares da safra 2021/2022.

  • Por que eu desejo determinado curso?

Essa é uma das primeiras perguntas que deve ser feita, pois, além de definir o alvo que se quer atingir, sua resposta pode alavancar os esforços necessários para que se obtenha o sucesso. Como o ano de preparação é intenso, quanto mais orgânico e transparente forem os motivos dessa escolha, mais eles funcionam como combustível para muitas ações. Uma delas seria aumentar as horas de estudo em troca de diversas concessões que o vestibulando tenha que fazer em um ano de preparação.

  • Que vestibulares vou prestar?

Após a escolha do curso, deve-se pesquisar quais instituições o oferecem e seus critérios de entrada. Desse modo, é possível buscar as estatísticas dos aprovados, para balizar o seu desempenho em provas e simulados. Além disso, também é possível identificar os assuntos mais recorrentes nas provas anteriores. Vale lembrar que muitas instituições públicas e particulares adotam as notas TRI das cinco áreas de conhecimento da prova do Enem como critério de entrada total ou parcial. Caso isso aconteça, é importante colocar o Enem em sua preparação.

  • O segredo do sucesso: rotina

No início do ano, as tão sonhadas vagas ainda não existem e estão à espera dos vestibulandos no início de 2022. Sendo assim, a realidade que bate à porta do estudante a cada dia é assistir aulas, executar tarefas, conferir erros/acertos e identificar pontos de atenção. Nessa análise do dia a dia do estudante, o retorno imediato que ele possui está relacionado com o volume de aprendizados, gerando estímulos cíclicos para que esse processo ocorra de modo contínuo.

Porém, nesse contexto em que a trajetória é extensa, a rotina é fundamental para o andamento do aprendizado. Mesmo que, em muitos cenários, a palavra rotina seja encarada como algo enfadonho ou mecânico, quando um vestibulando sai da rotina, ele aumenta a sensação de insegurança e, portanto, prejudica sua estabilidade.

  • Anote e controle suas dúvidas

Como a preparação para o vestibular passa por uma prova seletiva, a equalização do conhecimento do aluno é um ponto fundamental, lembrando que seu resultado será comparado com os resultados dos demais estudantes. Por esse motivo, a compilação de todas dúvidas geradas ao longo do ano se torna um dos maiores patrimônios que o vestibulando pode gerar. Como sugestão, procure ser o mais assertivo e organizado possível no registro de suas dúvidas. Em outras palavras, anote todas as dúvidas de exercícios, detalhes de aulas ou até mesmo aulas inteiras em um local que você consiga acessar com facilidade. Naturalmente, essa lista será cada vez maior ao longo dos dias. Porém, nos dias que antecedem as férias, nas semanas de revisão ou até mesmo nos dias antes das provas, consultar essa lista irá transmitir segurança, senso de organização e a percepção do quanto foi investido de tempo, organização e estratégia ao longo de sua preparação.

Boa preparação e bons estudos!

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular