Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Futuro do subjuntivo: flexões de gente grande

Dicas de Vestibular

15/10/2018 13h50

"Eu consego", "eu fazo", "eu sabo". Quem teve a chance de observar crianças aprendendo a falar certamente já se enterneceu ao escutar esse tipo de "erro fofinho". É com o tempo que a criança vai aprimorando seus usos linguísticos, adquirindo a "língua dos adultos" e deixando esses usos para trás.

Esse processo de "amadurecimento linguístico", porém, não acontece de igual modo entre todos os falantes e, nos vestibulares, algumas questões sobre uso da norma-padrão abordam isso. Um exemplo são questões sobre o uso do futuro do subjuntivo.

Na variedade popular, são comuns frases como "Quando fazer calor, volto para a academia". Pode não parecer, mas esse caso tem alguma semelhança com o "sabo", "consego", "fazo" das crianças: também no exemplo, o verbo irregular é conjugado como se fosse regular.

Em construções como "Quando chegar o verão, haverá calor", o verbo em destaque é o tal futuro do subjuntivo. Como você pode ver, nesse exemplo, ele é igualzinho ao infinitivo desse verbo ("chegar").

Com verbos irregulares, porém, não é assim que acontece: em "Quando fizer calor, volto para a academia", o futuro do subjuntivo ("fizer") é diferente do infinitivo ("fazer").

Uma dica para saber a forma própria da variedade padrão é conjugar o verbo no passado, no pretérito perfeito: como dizemos "eles fizeram de tudo para abandonar os treinos", temos aqui a forma do futuro do subjuntivo (se eu fizer/ quando eu fizer).

A conjugação do futuro do subjuntivo dos irregulares ("se fizer", "se puder", "se propuser", etc.) como se fossem regulares ("se fazer", "se poder", "se propor", por exemplo) são exemplo do que se chama de "erro não marcado" (ou seja, usos que os falantes não percebem como desvios do padrão). Por isso é comum incorporar essas variantes na fala cotidiana (ao contrário dos simpáticos "sabo" e "consego", que são marcados como típicos da fala infantil e vão sendo abandonados com o tempo). Em contextos formais, porém, vale a pena atentar para o uso do futuro do subjuntivo, adotando a flexão própria da norma culta.

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular