Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Fim da Grande Guerra completa 100 anos: Conheça os detalhes

Dicas de Vestibular

15/01/2018 14h21

– Professor, por que chamaram a Primeira Guerra Mundial de "Primeira"? Já sabiam que haveria uma Segunda?

 

No dia 11 de novembro de 1918, foi assinado o Armistício, o cessar fogo que encerrou a Primeira Guerra Mundial, depois de pouco mais de quatro anos de uma matança sem precedentes. Quando começou, a "guerra para acabar com todas as guerras" não foi chamada de "Primeira", mas simplesmente de a "Grande Guerra". A sofisticação dos armamentos, o grande número de países participantes e a mobilização em larga escala de milhões de soldados, desde os primeiros dias do conflito, deixaram claro que essa guerra seria maior do que todas as anteriores.

Foi uma guerra da era industrial, na qual ocorreu a mobilização das economias nacionais,  seja através da conversão das indústrias civis para bélicas, seja através da mobilização tecnológica em busca da "arma decisiva". O resultado foi o prolongamento do conflito e a mobilização cada vez maior de potencial humano, provocando elevada mortalidade.

Ao final do conflito, os países Aliados, notadamente França e Inglaterra, com a participação dos Estados Unidos a partir de 1917, derrotaram as Potências Centrais, basicamente a Alemanha e seus associados, como Áustria e Turquia. Seguiu-se a imposição do Tratado de Versalhes, assinado em 1919, por meio do qual ingleses e franceses se vingaram dos alemães, fazendo pesadas exigências em termos de indenizações financeiras, compensações materiais e territoriais pelos danos infligidos durante o conflito. O Tratado de Versalhes gerou um forte desejo alemão de vingança, rapidamente transformado em bandeira política por partidos radicais conservadores, como o jovem partido nazista. A partir de então, tornou-se claro que haveria uma revanche, e a Grande Guerra seria seguida de uma segunda Grande Guerra.

Nos vestibulares e no ENEM, a Primeira Guerra Mundial costuma ser abordada de duas formas principais:

– Pedindo-se que se apontem suas causas (desdobramento do expansionismo/imperialismo europeu na era industrial) e suas consequências (mudanças no mapa europeu, revanchismo alemão, desequilíbrio econômico);

– Pedindo-se que se identifique o impacto de novas tecnologias na guerra, enquanto experiência social a que dezenas de milhões de pessoas foram submetidas.

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular