Dicas de Vestibular

5 dicas para aproveitar as férias sem prejudicar os estudos

Dicas de Vestibular

Fim de semestre é sinônimo de cansaço para todo estudante e com o vestibulando não é diferente. Mas, ao contrário do estudante “normal”, que vê a chegada das férias com alívio pois poderá descansar e se divertir em 100% de seu tempo, você que está se preparando para os principais exames de fim de ano fica cheio de dúvidas. “Devo só descansar? Tenho que estudar todo dia? ”. Quem disputa uma vaga nas principais universidades costuma achar que qualquer vacilo pode custar a tão sonhada aprovação.

A seguir, veja 5 elementos que devem fundamentar sua postura:

  1. PRIORIZAR O DESCANSO

Descansar por todo o período de férias NÃO está proibido. Mas, caso você decida estudar, ao menos um terço de suas férias deve ser dedicado exclusivamente ao descanso e lazer. Se você é daqueles que prefere agito, esportes, tudo bem. Sobretudo sua mente é que deve ser aliviada do estresse. Lembre-se que o segundo semestre costuma ser ainda mais puxado. Se você não aproveitar as férias para se poupar, não vai ter energia para acompanhar a reta final. Melhor baixar o ritmo agora para não entrar em colapso na fase mais decisiva.

  1. AMPLIAR O REPERTÓRIO CULTURAL

Você terá tempo para muita coisa nas férias. E utilizar parte dele para assistir a bons filmes, a peças de teatro, a espetáculos de música e dança, e também poder ler bons livros (inclusive os que não são cobrados nas provas). Além de lhe proporcionar momentos de entretenimento e diversão, vai ampliar seu repertório cultural. E isso nunca é demais. Estudante que desenvolve uma visão ampla de mundo sabe lidar melhor com os desafios do vestibular.

  1. NÃO ESTABELECER METAS INALCANÇÁVEIS

Um caminho equivocado é achar que todas as tarefas atrasadas podem ser postas em dia ou que nas férias você vai entender tudo o que não conseguiu no primeiro semestre. Esse tipo de meta em geral é impossível de ser cumprida, e deixará você a um passo para a frustração. Você vai só alimentar sua ansiedade e insegurança.

  1. FOCO NOS ASSUNTOS MAIS IMPORTANTES

Caso você decida estudar, deve priorizar assuntos com maior incidência nos vestibulares de sua preferência. Também é interessante estudar matérias específicas que têm mais peso nas provas que você vai prestar. Não se preocupe com notas de rodapé ou assuntos que pouco ou nunca caem.

  1. PLANEJAMENTO E EQUILÍBRIO

Estabeleça um cronograma de estudos e execute-o. É importante decidir os dias em que vai estudar, os horários, as matérias e os assuntos específicos. Não force a barra estudando mais do que 8 horas diárias e muito menos estudando todos os dias nesse período. O equilíbrio é essencial para que o segundo semestre seja produtivo e você chegue na reta final com força.