Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

A Física das Olimpíadas!

Dicas de Vestibular

03/08/2016 16h15

*Por Marcelo Rodrigues Play

olimpiadas

O Brasil, pelo que tudo indica, terá boas e reais chances de medalhas em algumas modalidades nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A expectativa do COB (Comitê Olímpico do Brasil) é de nossos atletas superarem a marca de 22 medalhas conquistadas nos Jogos de Londres 2012.

Em praticamente todas as modalidades dos jogos os resultados de sucesso dos atletas dependem diretamente de um intenso treinamento associado a um amplo conhecimento de Física.

Vejamos alguns casos…

Salto com vara

Salto com vara

A campeã mundial e Pan-americana Fabiana Murer é uma das favoritas a medalhas no salto com vara. Durante a seletiva brasileira para a Rio 2016, Fabiana bateu seus próprios recordes atingindo a marca de 4,87 m de altura na disputa do Troféu Brasil em São Bernardo do Campo, São Paulo. 

Desde a corrida de aproximação até alcançar o ponto de altura máxima, o atleta do salto com vara tem como meta a transformação de energia cinética (movimento) em energia potencial gravitacional (altura). Conhecer relações entre trabalho de forças e transformações de energia em corpos podem significar o sucesso do salto!

Argolas

SÃO CAETANO DO SUL, SP, BRASIL, 06-08-2012, 15h00: Henrique Medina Flores, 22, parceiro de treino de Arthur Zanetti desde a infancia, treina argolas no Clube Sede Santa Maria da AGITE, parceria entre Associação de Pais e Mestres e a Prefeitura de São Caetano. (Foto: Zé Carlos Barretta/Folhapress ESPORTE)

 

A primeira medalha de ouro da ginástica artística brasileira foi conquistada por Arthur Zanetti em Londres 2012, na prova das Argolas. O atleta acumulou desde então mais outro ouro em argolas no Campeonato Mundial de Ginástica Artística 2013 e prata, no mesmo campeonato, em 2014.

Nas Argolas, o atleta deve executar uma série de exercícios que envolvem força, equilíbrio e balanço durante a coreografia. Os conceitos de resultante e momento de forças, bem como as condições para o equilíbrio estático de corpos, são bases teóricas para um ótimo desempenho do atleta na apresentação.

Vela e Natação

Natacao_Vela

Robert Scheidt, com cinco medalhas olímpicas conquistadas na classe Laser da Vela e Thiago Pereira, 6 vezes medalhista de ouro nos últimos Jogos Pan-Americanos e medalha de prata nas Olimpíadas em Londres, são candidatos favoritos a medalhas na Rio 2016.

Forças de Empuxo, Resistência Viscosa e o Princípio da Ação e Reação são os assuntos fundamentais da Física em questões que envolvem os esportes aquáticos. 

E ainda…

Futebol

FUTEBOL

Os princípios de Newton, a Dinâmica Impulsiva e a Balística são temas da Física amplamente explorados em questões que tratam o Futebol, o Voleibol e o Handebol; modalidades em que também temos boas chances de pódio.

Que venham os Jogos Olímpicos Rio 2016!

Play_

 

 

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular