Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

A ecologia presente em nosso cotidiano

Dicas de Vestibular

22/03/2022 16h15

*Por Marcelo Perrenoud, professor do Anglo Vestibulares

O que aconteceu com os peixes desta praia? E os sapos desta lagoa? Que fatores ambientais permitem a presença de Baleias Jubarte no litoral da Bahia e também no continente Antártico? Será que a qualidade do ar interfere na presença dos líquens nas árvores? Questões como essas, são o foco da ecologia (do grego oikos, casa e logos, estudo), ramo da ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e deles com o meio.

A ecologia é uma disciplina considerada multidisciplinar, pois, para solucionar suas questões e analisar os resultados de experimentos, são necessários saberes de diversas outras áreas, tais como a fisiologia, a genética, a citologia, a química, a geografia, a matemática, entre outras. Devido a esta característica, questões que envolvem temas abordados na ecologia são muito frequentes nos grandes vestibulares.

Como o assunto é muito relevante, em 2020 a prova do ENEM cobrou cerca de 40% de questões relacionadas com assuntos envolvendo a ecologia. Os itens abordados foram: derrame de petróleo, esgoto doméstico, sucessão ecológica, fragmentação de habitats, ciclo do carbono e desmatamento. A partir da análise da incidência de questões sobre ecologia nos vestibulares, fica evidente a importância de um estudo detalhado e cuidadoso desses temas.

Em 2021 pouca coisa mudou, cerca de 25% da prova do ENEM abordou assuntos relacionados a ecologia. Os tópicos cobrados foram:

  • poluição do solo e das águas;
  • magnificação trófica;
  • descarte de resíduos sólidos urbanos e reciclagem de materiais;
  • relações ecológicas;

Uma forma que facilita o entendimento dos grandes temas da ecologia é compreender a biologia dos seres participantes dos processos ecológicos, para depois estudar as populações de organismos, e na sequência analisar as comunidades (conjunto de populações), posteriormente os ecossistemas (comunidades e fatores abióticos) e por fim, a biosfera (soma de todas as paisagens e ecossistemas do planeta).

Os conceitos ecológicos não estão apenas nos livros, eles fazem parte do nosso cotidiano. Ao acendermos uma churrasqueira, quando compramos um tênis novo, ou até mesmo quando ligamos a TV, estamos de certa forma contribuindo para a emissão de gases causadores do efeito estufa.

As chuvas intensas ocorridas nos estados da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, podem ser parte da intensificação do aumento da temperatura global, fenômeno que atualmente proporciona o aumento de eventos climáticos extremos e impacta diretamente no desenvolvimento e na manutenção de milhões de espécies em nosso planeta, inclusive a humana.

A ecologia é muito importante para os vestibulares e também para a vida! Que a biologia consiga trazer muitos pontos em suas provas, juntamente com a sua aprovação!

Bons estudos e excelente prova!

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular