Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Como estudar atualidades para o vestibular?

Dicas de Vestibular

11/03/2022 14h32

Por Sebastian Fuentes, professor do Anglo Vestibulares

Questões envolvendo atualidades têm sido cada vez mais frequentes nos principais vestibulares do país. Por isso, a procura de como estudá-las se tornou uma febre entre os vestibulandos que almejam alcançar uma vaga na universidade dos sonhos.

Primeiramente, é importante enfatizar que todos os vestibulares divulgam seus editais com os conteúdos cobrados nas provas, ou seja, em nenhuma ocasião, alguma questão pode fugir dos temas propostos no edital. Mas, se os temas já estão pré-definidos, como o vestibular cobra atualidades? Na maioria dos casos, a atualidade cobrada durante a prova serve, na verdade, de base para a cobrança de um ou mais conteúdos apresentados no edital, exigindo, assim, que o candidato esteja amplamente atualizado e atento às relações entre o evento atual e o conteúdo.

Partindo do princípio acima, não é aconselhável que o estudo de atualidades seja baseado apenas na busca pela manchete mais impactante ou pelo tweet mais comentado em um determinado período. O vestibulando deve buscar estabelecer uma rotina para se atualizar sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo, com o auxílio de podcasts, aplicativos de notícias, jornais, revistas cientificas e qualquer outra ferramenta que apresente fatos com seriedade e veracidade. É importante usar sempre mais de um canal de comunicação, possibilitando a comparação de dados, mapas, imagens e até a forma de apresentação do evento.

O vestibulando atualizado ainda tem a tarefa de, ao longo do seu estudo, nas mais diversas disciplinas e conteúdos, buscar como aquele evento ou fato pode se encaixar para ser usado de exemplo ou explicação. Uma dica interessante é fazer uma lista e anotações daquelas atualidades em que foi possível fazer essa relação, além de apontar em mapas e esquemas onde e quando o fato ocorreu.

O vestibulando precisa ter em mente que as universidades usam o vestibular como forma de seleção dos seus futuros alunos e, por isso, a prova é feita para encontrar aquele candidato que detém um conhecimento científico apurado e está antenado nas necessidades do mundo atual.

Tomando isso em conta, é aconselhável que você, vestibulando, se organize para que as atualidades façam parte da sua preparação diária e não uma pilha de assuntos a serem vistos pouco antes das provas, tornando assim a sua aprovação cada vez mais próxima.

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular