Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

A sociologia de Zygmunt Bauman nos vestibulares

Dicas de Vestibular

25/10/2021 13h49

Bauman

*Por Rene Araújo, professor do Anglo Vestibulares

Frequentemente nos questionamos sobre como a vida passa diante de nós e ficamos cada vez mais sem tempo para aproveitá-la. A sensação de termos perdido o controle aumenta e seguimos no modo "deixa a vida me levar", como se estivéssemos navegando permanentemente em águas incontroláveis. Mas como viemos parar aqui? Por que não conseguimos acompanhar mais todas as novidades que nos cercam? Será possível garantir alguma previsibilidade para que tenhamos algum controle sobre nossas vidas? É bem provável que esses questionamentos e angústias não tenham respostas, mas são necessárias reflexões para ao menos entender um pouco melhor o atual cenário, e, certamente, as obras de Zygmunt Bauman podem ajudar.

O pensamento sociológico de Bauman é extenso, rico e atual. O sociólogo consegue, com facilidade e versatilidade, promover inúmeras análises sobre esse mundo globalizado, repleto de contradições, promessas, inseguranças e incertezas. Diante disso, Bauman se caracterizou como um dos principais pensadores da contemporaneidade. Autor de dezenas de livros, ficou mundialmente conhecido ao classificar esse nosso período histórico-social-cultural como "modernidade líquida". E por que líquida? Porque os líquidos não possuem uma forma definitiva; por serem fluídos, se alteram constantemente de acordo com o ambiente em que se encontram. A fluidez desse nosso tempo não permite que se criem raízes profundas e vínculos duradouros, porque isso não pertence à "consciência líquida" e ao comportamento oriundo dela. Nesse contexto, aponta o sociólogo, tudo se estabelece e ocorre de forma mais dinâmica e acelerada.

Bauman aponta que as rápidas e constantes mudanças desse capitalismo líquido impactam diretamente no mundo do trabalho. Tais transformações geram insegurança e instabilidade, devido à redução dos postos de trabalho e dos salários, além da perda de direitos e vínculos trabalhistas, precarizando as condições de vida e trabalho. Assim, as inúmeras incertezas que, segundo Bauman, caracterizam a modernidade líquida afetam todas as esferas da vida social, inviabilizando qualquer plano de longo prazo, já que não há estabilidade em tempos líquidos.

Outro elemento de destaque em sua reflexão sociológica é a centralidade do consumo na vida dos indivíduos e como isso passa a constituir a identidade dos sujeitos nessa modernidade líquida. Ele destaca o caráter mercadológico das relações sociais contemporâneas. Logo, as pessoas passam a se tratar como mercadorias, cuja "troca" pode ocorrer facilmente, caso o outro apresente "problemas". Assim, as relações entre os indivíduos se tornam superficiais, pois são descartáveis, e isso, segundo Bauman, afeta diretamente a vida comunitária, cuja organização se dava por laços fortes e seguros. Portanto, na sociedade atual o individualismo acaba por se sobrepor ao coletivo, desconfigurando o sentimento de pertencimento na comunidade. O indivíduo se identifica como consumidor e reconhece apenas aqueles que também têm a condição de consumir, característica determinante para o sentido que ele daria a sua vida e identidade.

Como se nota, os escritos do autor permitem inúmeras reflexões sobre os mais variados temas da sociedade contemporânea. O estudante pode ficar atento a aspectos da globalização e do mundo do trabalho nessa perspectiva da modernidade líquida, assim como outras temáticas decorrentes desse nosso contexto, como o consumismo, o individualismo e a superficialidade das relações sociais cada vez mais virtuais e repletas de fluidez. Assim, o contato com as ideias de Bauman e a compreensão delas são riquíssimos aos vestibulandos, pois ampliam o repertório analítico sobre o nosso contexto, as mudanças nele e os seus diferentes impactos na vida social.

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular