Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Dicas para ser mais produtivo no estudo por videoaulas

Dicas de Vestibular

08/06/2021 13h40

Por Danilo Dacar, professor do Anglo Vestibulares

O Estudo online exige do vestibulando condições e habilidades particulares do universo digital: autonomia e personalização são as palavras que dominam a rotina do EAD. Embora o estudo através do meio digital esteja presente na vida de um número cada vez maior de pessoas, para muitos, estudar em casa e online ainda é uma novidade. Para ser mais produtivo e aproveitar cada benefício do estudo remoto por meio de videoaulas, são necessárias algumas ações que tornarão a vida do aluno muito melhor.

A primeira recomendação tem a ver com o estabelecimento de uma rotina. Tenha sempre na agenda os horários e a sequência de vídeos que serão assistidos, sempre intercalando as videoaulas de matérias definidas como fáceis, médias e difíceis.  Não deixe de mesclar áreas de conhecimento durante o estudo. Um exemplo é que em um certo período de estudos seja intercalado videoaulas de humanas, exatas e, no outro, linguagem e biológicas. Isso faz com que se tenha uma melhor atenção à aula apresentada e, consequentemente, melhor retenção do conteúdo desenvolvido. Também é importante que se façam pausas programadas durante o período de estudos. Para cada videoaula assistida, pare para analisar o que foi visto e se o conteúdo foi compreendido. Após algum tempo, faça uma pausa mais longa (em torno de 30 minutos) para ir ao banheiro, se alimentar, se movimentar e relaxar.

Outro fator muito relevante tem a ver com o ambiente escolhido para estudar. O ambiente digital exige, além de um local apropriado, um device (dispositivo) adequado. Opte sempre por desktop (computadores de mesa) ou notebooks, pois às vezes tablets e celulares não possuem as configurações adequadas para uma melhor experiência digital. Outro ponto é uma banda larga com uma velocidade de internet que corresponda à necessidade dos programas de vídeo que estão sendo utilizados.

Ainda, em home office, é muito fácil se deixar levar pela TV ligada, pelos jogos no PC ou pelo sofá sempre convidativo. A solução é preparar o ambiente para o estudo focado. Tenha um conjunto de mesa e cadeira confortáveis, atente-se sempre à postura adequada para evitar lesões, desligue as distrações e estude em um ambiente bem iluminado e arejado. Se possível, coloque fone de ouvido para minimizar possíveis ruídos.

Por fim, é importante evitar a forma passiva de estudos. Somente assistir as videoaulas não garantirá uma aprendizagem significativa. Tenha sempre um caderno em mãos, listas de exercícios ou materiais recomendados pelos professores para agir de forma ativa durante as aulas. Esquemas, mapas mentais e conceituais ou até mesmo cópia da lousa ou das apresentações são maneiras de se garantir um envolvimento para aprendizagem do conteúdo assistido.

Além disso, é possível aproveitar os recursos tecnológicos para uma maior otimização de tempo. Acelerar o vídeo, maximizar a tela, aumentar ou reduzir a qualidade do vídeo são recursos importantes para que seja personalizada a experiência em assistir as videoaulas.

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular