Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

A importância do hábito da leitura para melhorar a escrita

Dicas de Vestibular

27/01/2021 10h00

Por Nara Cabral, professora do Anglo Vestibulares

Nos vestibulares, a prova de redação envolve conjuntamente múltiplas competências. Do domínio da norma culta da língua portuguesa ao repertório mobilizado pelo candidato, passando pelo conhecimento dos mecanismos de coesão necessários à "costura" das ideias no texto: é possível melhorar o desempenho nos diferentes quesitos avaliados pelas bancas com a incorporação da leitura à nossa rotina.

Esse hábito é fundamental ao aumento na frequência e profundidade do contato com uma esfera específica de produção de textos em nossa sociedade: a cultura escrita. Ela corresponde à principal forma de organização do conhecimento justamente no universo em que o vestibulando pretende ingressar (a universidade). Por isso, nada melhor do que aprender com quem escreve bem!

Para tanto, vale investir em um cardápio diversificado de leituras, que inclua textos de ficção e não ficção, conteúdos jornalísticos e obras literárias etc. Em tempos de desinformação generalizada, é imprescindível priorizar textos escritos por autores com algum grau de reconhecimento, como jornalistas, acadêmicos e literatos.

Uma rotina de leituras qualificadas pode trazer benefícios como:

1) Ampliação de vocabulário. Uma dica é ler com o dicionário ao lado e consultar todas as palavras "novas" ou cujo significado seja desconhecido.

2) Melhora no domínio da ortografia, já que aumentamos nossa exposição à norma culta da língua portuguesa.

3) Contato com construções sintáticas mais complexas que aquelas da linguagem falada no cotidiano. Para isso, é fundamental exercitar uma leitura atenta não apenas ao conteúdo dos textos, mas também à forma como as ideias são passadas.

4) Aprimoramento das habilidades de apreensão e compreensão dos sentidos de um texto, movimentos necessários a uma boa leitura das coletâneas presentes nas propostas de redação.

5) Aumento do conhecimento de mundo, sendo importante privilegiar o contato com o que as bancas dos vestibulares consideram como "repertório legitimado": matérias jornalísticas; obras literárias; textos que favoreçam o contato com conhecimentos das diversas áreas do saber, tais como livros de não ficção produzidos por especialistas em seus campos de conhecimento, artigos acadêmicos e conteúdos voltados à divulgação científica. Neste último caso, há boas opções entre sites e revistas especializados em áreas como História, Filosofia, Ciências da Natureza etc.

Para que a leitura seja de fato incorporada ao cotidiano, uma dica é reservar um horário fixo – na semana e, se possível, por dia – exclusivamente para essa atividade. Isso porque a frequência do hábito é mais importante do que a quantidade de horas que passamos debruçados sobre os livros. Ou seja: é melhor ler durante trinta minutos, por exemplo, mas todos os dias, do que tirar um dia inteiro para ler apenas uma vez por mês.

Que tal aproveitar o recesso de final de ano para começar a exercitar esse hábito?

Boas festas, bons estudos e boa redação!

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular