Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Por que o álcool em gel e o sabão são capazes de eliminar os vírus?

Dicas de Vestibular

28/05/2020 15h20

*Por Philippe Spitaleri, professor de química do Anglo Vestibulares

No início de 2020, o mundo inteiro se mobilizou para tentar conter a rápida proliferação do novo coronavírus (Covid-19), supostamente surgido na cidade de Wuhan, na China, a partir da qual rapidamente atingiu diversos países no mundo inteiro, entre eles, o Brasil.

Em todos os países atingidos, foram adotadas medidas parecidas, como o isolamento social, recomendando que as pessoas ficassem em casa, assim como o estímulo para que limpassem as mãos várias vezes ao dia, com sabão ou álcool em gel ou líquido na concentração de 70%. Tais medidas, embora simples, mostraram-se realmente eficazes na contenção da propagação.

Mas por que a simples utilização do álcool 70% ou água com sabão é capaz de eliminar o vírus das superfícies?

O coronavírus, bem como vários outros grupos de vírus, apresenta em sua estrutura uma capa lipoproteica, capaz de interagir com as regiões apolares do etanol ou do sabão. Desse modo, o sabão e o etanol, constituinte do álcool em gel, conseguem dissolver a capa lipídica do vírus, destruindo a sua estrutura e eliminando-o por meio da exposição de seu material genético ao ambiente.

É importante ressaltar que, para ser realmente eficiente, o álcool – seja em gel, seja líquido – deve estar na concentração de 70%, uma vez que concentrações menores não permitirão a dissolução da capa viral, e concentrações maiores, além de poder causar irritação na pele, tornam a mistura muito volátil, o que a faz evaporar antes de desinfetar a região.

A concentração do álcool 70% indica que a mistura alcoólica apresenta 70% em massa de etanol. Isso também pode vir indicado na embalagem como 70°INPM (sigla correspondente ao Instituto Nacional de Pesos e Medidas).

No caso de soluções alcoólicas líquidas, constituídas geralmente por etanol e água deionizada, a concentração pode ser expressa também em função da porcentagem volumétrica do álcool na mistura, sendo que a porcentagem em massa de 70% de etanol é equivalente a uma porcentagem volumétrica de 77% ou ainda 77°GL (Gay Lussac).

Agora que você já entendeu a importância do álcool 70%, pode recapitular outras informações sobre o coronavírus e a prevenção contra ele. Abaixo, está reproduzido um dos cartazes da campanha de prevenção realizada pelo Ministério da Saúde no ano de 2020.

 

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular