Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Você sabe a diferença entre endemia, epidemia e pandemia?

Dicas de Vestibular

24/10/2019 14h43

*Por Marcelo Perrenoud, professor de Biologia do Anglo Vestibulares

Atualmente existem cerca de 50 especialidades médicas, entre elas a epidemiologia, ramo destinado ao estudo dos diferentes fatores que intervêm na disseminação e propagação de doenças, sua frequência, seu modo de distribuição, sua evolução e a aplicação de estratégias necessárias à sua prevenção.

Para que fique bem claro os conceitos epidemiológicos, vamos utilizar exemplos reais, tais como a malária, a febre amarela, a dengue, a gripe e a AIDS.

Também conhecida como impaludismo ou febre terçã, a malária é uma doença infecciosa, não contagiosa, conhecida há milhares de anos. Essa protozoose é considerada uma doença negligenciada, e, no Brasil, anualmente atinge milhares de pessoas. Sua incidência se concentra na região Norte brasileira e em regiões como a Amazônia, por isso, essa doença pode ser considerada uma endemia. O que define o caráter endêmico de uma doença é o fato de ser típica de uma região ou país. Outro exemplo de endemia brasileira é a febre amarela.

Outro exemplo de doença que anualmente preocupa as autoridades de saúde é a dengue, causada por um arbovírus envelopado da família Flaviviridae, é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti contaminada. Existem quatro sorotipos do vírus: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Em abril de 2019, o Ministério da Saúde divulgou que foram registrados 451.685 casos prováveis de dengue no Brasil, um aumento de 339,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em diversas regiões do Brasil a incidência de novos casos, passaram de 100 a cada 100 mil habitantes, uma elevação rápida, temporária e acima do esperado, o que caracterizou uma epidemia.

Já uma pandemia pode ser considerada a pior situação dentre todas as citadas. Ela ocorre quando uma epidemia se espalha por diversas regiões do planeta. A gripe suína (gripe A) foi declarada uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quando foram registrados casos da doença nos seis continentes. Nesse sentido, a AIDS é também considerada uma pandemia.

Esses assuntos possuem uma elevada incidência em vestibulares, e é sempre muito importante correlacionar conceitos aos acontecimentos atuais.

Excelente estudo e boa prova!

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular