Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Assistir a filmes legendados em inglês pode ajudar no vestibular?

Dicas de Vestibular

26/06/2019 16h17

* Por Maurício Pierucci, professor do Anglo Vestibulares

Não tenha dúvida: assistir a filmes legendados em inglês pode, sim, ajudar no vestibular. O conhecimento do vocabulário e do léxico gramatical é fundamental para o aprendizado de qualquer língua estrangeira. Porém, é bom observar que toda língua vem carregada de um contexto cultural, e esse contexto é um fator preponderante para o bom desempenho, quer seja na comunicação, quer seja no entendimento da língua.

Quando se trata do léxico, você, candidato às provas de vestibular, deve entender como a língua inglesa "funciona" – seus auxiliares, formas verbais e nominais, etc. A expansão de vocabulário também é imprescindível. Esses dois elementos você poderia buscar a partir de leituras e estudos dirigidos.

Entretanto, a aquisição do conhecimento cultural da língua é algo que, geralmente, não está nos livros. Cultura linguística aprende-se no dia a dia.  São formas de se falar, de se abordar determinadas situações, de se expressar. A melhor maneira de se adquirir cultura de uma língua é através da vivência. "Viver" uma língua significa, então, poder compreender suas nuances, seus trejeitos, suas gírias, seus ditos populares, enfim, o famoso "modo de falar".

Aí é que entra a Sétima Arte. Assistir a filmes com legendas em inglês pode – e muito – ajudá-lo na expansão do repertório e na familiarização com a língua e, principalmente, no conhecimento cultural que ela traz. Não tenha medo. No início, você pode sentir um pouco de dificuldade, mas persista! Pare o filme, volte quantas vezes achar que deve, entenda cada uma das frases, tenha um dicionário ou um tradutor online ao lado. Assista ao filme estudando. Aos poucos você vai perceber que seu repertório aumentou de tal forma que algumas palavras ou expressões que não conhecia vão reaparecendo e você, de forma prazerosa, vai se familiarizando com a língua.

Para ilustrar, no filme Toy Story 4, Woddy diz "Being there for a child is the most noble thing a toy can do". Rapidamente, aprende-se que a frase equivale, em português, a "Uma criança poder contar comigo é a coisa mais nobre que um brinquedo pode fazer".

E não são somente as questões culturais que você apreende ao assistir aos seus filmes favoritos. Fique atento também nas famosas "palavras-chaves", como as conjunções, objetos de muitas questões em provas de vestibulares. Faça isso. Comece ainda hoje e, tenho certeza, tudo vai ajudar você a mandar bem nas provas.

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular